Crianças gravam vídeos sobre novos jogos do Recupera
Atualizado em 25/03/2022 - 16:11
Programa Recupera tem novos jogos de alfabetização
Os materiais pedagógicos poderão contribuir com a aprendizagem de cerca de 7.500 crianças do Pré 2, com 4 e 5 anos de idade, nas escolas infantis, além de mais de 9 mil alunos dos anos iniciais do Fundamental. - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Com espontaneidade e animação, um grupo de crianças do Pré 2 da Emei Profª Idelena Menezes Trefilio de Carvalho prepara vídeos explicativos sobre os jogos pedagógicos do programa Recupera nos estúdios do Cite (Centro de Inovações e Tecnologias Educacionais). 

Durante essa semana, os pequenos jogaram, se divertiram e aprenderam enquanto participavam do novo material que será disponibilizado às escolas da Educação Infantil municipal a partir de abril. 

Os materiais pedagógicos poderão contribuir com a aprendizagem de cerca de 7.500 crianças do Pré 2, com 4 e 5 anos de idade, nas escolas infantis, além de mais de 9 mil alunos dos anos iniciais do Fundamental. Cada jogo tem um roteiro com explicações para os pais e responsáveis dos alunos acompanharem em casa. 

Crianças aprovam

“A gente veio fazer um vídeo para ensinar as outras crianças a jogar, eu gostei de separar as cores e quero brincar em casa também”, conta Manuela Gusmão, 5 anos. 

A duplinha Daniel Duarte da Silva e Eduarda Silva Rodrigues, estava animada com os novos materiais da escola. “O vídeo é para ensinar outras crianças a jogar, vai ser muito bom jogar em casa”, disse Daniel.

“Eu estou feliz, gostei de jogar!”, destacou Eduarda. 

Famílias e escolas parceiras

A fonoaudióloga Ana Olivia de Lima Prado é mãe do Miguel do Prado Bruni, 5 anos, do Pré II e conta que o acompanhamento das atividades por parte da escola e da família pode ajudar a minimizar os impactos da pandemia na aprendizagem dos alunos. 

“Acho que ele vai adorar poder jogar em casa junto com os irmãos. Acho uma iniciativa fantástica da Prefeitura porque nem todo mundo tem condições de ter acesso a esse material e, às vezes, nem informação sobre os tipos de jogos. Os materiais vão contribuir para a alfabetização neste momento em que precisamos”, disse.

Segundo a orientadora de Ensino da Secretaria de Educação, Graziela Fernandes Vegas Rocha, os jogos contribuem com a aprendizagem das crianças de forma leve, divertida e didática.

“Esse kit de materiais do programa Recupera facilita o processo de aprendizagem das crianças na oralidade, escrita e leitura, além de promover a interação da criança com a família de forma lúdica”, afirmou. 

Benefícios

A iniciativa do programa Recupera conta ainda com: acompanhamento da prática dos professores e da aprendizagem dos alunos em fase de alfabetização, do Pré 2 até o 2º ano do Ensino Fundamental, formação dos educadores e material didático específicos para os alunos, com livros e atividades. 

Recupera

O Recupera faz parte do Plano de Gestão 2021/2024 e conta com novos professores, que foram contratados para o reforço nas escolas das turmas de 1º ao 9º ano. 

Desde junho de 2021, os estudantes que estão no período de Alfabetização, das turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, recebem os materiais didáticos, que serão distribuídos neste ano também às crianças do Pré 2. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×