Semana da Água conecta crianças à natureza em São José
Atualizado em 23/03/2022 - 19:14
Plantio de Mudas na Semana da Água
Plantio desta quarta fez parte do programa Pomares Nativos Educativos da Prefeitura - Foto: Adenir Britto/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Um grupo de 12 crianças da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) teve uma manhã divertida e cheia de descobertas nesta quarta-feira (23). Meninos e meninas colocaram a mão na terra para plantar árvores frutíferas no Centro Comunitário Alto da Ponte, região norte de São José dos Campos.

A atividade faz parte da programação da Semana da Água, que acontece até o próximo dia 31 em todas as regiões da cidade.

O plantio fez parte do programa Pomares Nativos Educativos da Prefeitura, que visa constituir pomares de árvores frutíferas nativas, típicas dos biomas locais, Mata Atlântica e Cerrado, em diversas regiões da cidade.

Confira a galeria de fotos das atividades desta quarta.

Palestra

A programação desta quarta-feira (23) não ficou restrita ao plantio de mudas. À tarde, no Paço Municipal, duas palestras apresentaram soluções ambientais inovadoras em andamento na cidade.

A primeira, detalhou as estratégias de sustentabilidade para a gestão de águas no novo Código de Edificações. A nova legislação é pioneira no Brasil ao evoluir da construção convencional para a sustentável, exigindo que toda obra adote tecnologia e sistemas de menor impacto ambiental (Green Building).

O modelo inclui a adoção de uma pontuação mínima para o emprego de produtos sustentáveis.

Depois, foram apresentadas as soluções de drenagem sustentável no projeto da Linha Verde, a primeira obra viária 100% sustentável de São José.

A obra receberá nove Jardins de Chuva nas estações Eldorado, Vale do Sol, Jardim Morumbi, Jardim Oriente, Jardim América e Jardim Oswaldo Cruz. Serão utilizadas espécies como erva de São João, Lírio roxo, Orquídea Bambu, Açucena, Lírio do Brejo e Íris do Brejo.

Também estão previstas três valas de biorretenção, que funcionam como reservatório para o amortecimento da água da chuva, armazenando-a por um determinado período de tempo de modo que possa posteriormente infiltrar ou ser absorvida naturalmente pelo solo.

Elas serão instaladas ao longo da estrada do Imperador, próxima à Estação Terminal Sul e outras duas nas rotatórias do Residencial União. Elas são formadas com camada de brita 1 e envolvidas por geotêxtil e caixa de captação.

A energia que será utilizada na operação da Linha Verde também será gerada de forma sustentável a partir de uma usina fotovoltaica, responsável por transformar a luz solar em energia elétrica limpa.

E tem mais

Nesta quinta-feira (24), às 9h, o destaque é para a ação de soltura de peixes no Parque Takeo Kacuta, no bairro Jardim Santa Júlia, região sudeste de São José. Também haverá visita no futuro Parque do Cerrado, na região sul. Confira a programação completa aqui.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×