José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
Turistas e moradores de São José dos Campos terão a oportunidade de realizar visitas guiadas neste sábado (26) ao Museu do Lixo e ao núcleo de atividade socioambiental e artístico-cultural, o CAEB (Centro Ambiental Edoardo Bonetti).
Os passeios são gratuitos e e fazem parte do City Tour, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos por meio do Departamento de Turismo.
Os deslocamentos serão feitos por meio de um ônibus especial destinado ao programa. A concentração para a saída está marcada para 8h30 na portaria de entrada do Parque da Cidade Roberto Burle Marx. O encerramento está previsto para 13h, com retorno ao Parque da Cidade.
As inscrições podem ser feitas pela Central 156 até 18h de sexta-feira (25) até o limite de 20 pessoas.
Atrações
O novo Museu Interativo do Lixo é uma das principais atrações do Programa Lixo Tour, mantido pela Urbam (Urbanizadora Municipal S/A). O programa foi totalmente reformulado com abordagens mais dinâmicas por meio de apresentações, vídeos e projeções.
Os visitantes participam de palestra na Sala Ambiental, conhecem o Museu Interativo do Lixo e a Recicloteca. Em seguida, realizam o trajeto de ônibus pelo aterro sanitário, transbordo de resíduos críticos, central de biogás, viveiro de mudas e pelas lagoas de chorume.
Com apelo à sustentabilidade, ele funciona dentro de contêineres marítimos metálicos reutilizados.
O recurso da realidade aumentada permite contar a história das peças do museu fazendo um paralelo sobre a importância da coleta seletiva e da preservação ambiental. As peças encontradas no lixo continuam sendo o destaque do museu, mas o local também conta com outras curiosidades como exposição temporária de objetos feitos com materiais recicláveis.
A concepção do espaço foi planejada com conceitos sustentáveis reaproveitando materiais, como os próprios contêineres e os bancos feitos de plástico.
A segunda visita será feita ao CAEB. Cercado por uma rica flora e fauna, o centro ambiental foi inaugurado em março de 2017 com o objetivo de se tornar um núcleo de atividades socioambiental e artístico-cultural.
Idealizado pelo casal Ema Ely Salomão Bonetti e Edoardo Bonetti, cujo sonho era transformar um antigo centro de treinamento de executivos num espaço para a pesquisa e difusão de conhecimentos nas diversas áreas culturais, em pouco tempo o CAEB se tornou referência no Vale de Paraíba na promoção de diversos encontros com pesquisadores, na realização de concertos com artistas renomados e na mobilização da comunidade em torno da arte, da cultura, da saúde e de novas práticas socioambientais.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.