Cláudio Ribeiro
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
Começa na terça-feira (22) em São José dos Campos a Semana da Água, com abertura oficial às 9h, no Parque Tecnológico. No período da tarde, a partir das 14h, haverá uma visita à Arena Municipal de Esportes para conhecer o sistema de reúso de água.
O evento segue até o dia 31, com destaque para os projetos desenvolvidos pela Prefeitura com foco na sustentabilidade. Palestras online e presenciais, visitas guiadas e ações práticas fazem parte das atividades programadas.
O Comam (Conselho Municipal de Meio Ambiente) vai participar ativamente da programação, inclusive da visita ao Parque Santa Júlia e ao local do futuro Parque do Cerrado. Os conselheiros também irão conhecer as novas instalações do Parque Natural Augusto Ruschi.
Entre os destaques estão o plantio de mudas e a soltura de peixes. Alguns locais receberão árvores frutíferas. Alguns locais receberão árvores frutíferas. Confira a programação completa na página www.sjc.sp.gov.br/agua.
Inédito
Iniciativa pioneira, a soltura de peixes vai movimentar as regiões norte, leste e sudeste. A atividade organizada pela Prefeitura, também conhecida como "peixamento", envolve a participação de alunos de escolas municipais e da comunidade.
A ação, além de educativa, reforça a vocação do uso múltiplo dessas represas urbanas para lazer, pesca e demais atividades em família.
Reformado
No dia 30, às 9h, está agendada uma visita para conhecer as instalações do Parque Natural Municipal Augusto Ruschi (Rua Antônio Ferreira da Silva, 1000, Costinha), que foram reformadas, ampliadas e modernizadas pela Prefeitura. No momento, a Unidade de Conservação de Proteção Integral vem se estruturando (composição dos espaços, aquisição de móveis, criação de identidade visual, implantação de sinalização) para retomar as atividades.
As inscrições para as visitas devem ser feitas pelo email dea@sjc.sp.gov.br e estão sujeitas à disponibilidade de vagas, que são limitadas. Informações pelo telefone 3947-8751.
Novidades
Outras áreas receberam investimentos recentes. O parque Takeo Kacuta, no Jardim Santa Júlia, foi entregue à comunidade da região sudeste em setembro do ano passado. Com 330 mil metros quadrados e uma natureza exuberante, também oferece equipamentos urbanos de esporte, lazer e contemplação. Tudo isso se soma às 13 mil mudas de árvores nativas do bioma Cerrado, que passam a proteger as nascentes que formam o lago do Santa Júlia.
Mais recentemente, o Parque Ayrton Senna, no Interlagos, região sul de São José, ganhou uma fonte ornamental luminosa flutuante, instalada no lago.
A fonte luminosa está localizada em local estratégico, próxima à ponte e sobre uma plataforma de 1,10 metro por 1,10 metro. Tem um jato central que atinge a altura de 8 metros e jatos em circunferências nas laterais que chegam a 5 metros. Possui, ainda, projetores de LED coloridos sincronizados, que podem ser programados.
Além da beleza da fonte, o equipamento propicia um bem ecológico, já que aumenta a oxigenação da água do lago, facilitando a respiração dos peixes.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
Prefeitura SJC
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.