Educação Integral movimenta as escolas no contraturno
18/03/2022 15:11
Início das atividades da  Educação Integral nas escolas. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 17-03-2022
Com opções diversas de arte, cultura, esportes entre outras, as 50 escolas municipais de Ensino Fundamental oferecem atividades presenciais e online para todos os alunos. - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

“Jazz é muito legal, uma forma de a gente se expressar. Eu amo dançar e agora estou feliz em ter essas aulas e atividades no contraturno da escola, é bom demais”, disse a sorridente Dandara de Souza Silva, de 10 anos, sobre as atividades da Educação Integral que têm movimentado sua escola desde o início do mês. 

Assim como a aluna do 5º ano da Emef Profª Elizabete de Paula Honorato, no Jardim Mariana, outros 26 mil estudantes das escolas municipais de Ensino Fundamental de São José dos Campos têm oportunidades variadas com as atividades presenciais, como: jazz, ballet, musicalização, coral, circo, teatro, futsal, handebol, taekwondo, basquete, vôlei, badminton, entre outras. 

A novidade da rede de ensino municipal contempla a formação dos alunos nas dimensões: física, afetiva, intelectual, cultural e social por meio do ensino híbrido. Mais de 38 mil podem participar das atividades online pela Plei (Plataforma de Educação Integral).

A ampliação da Educação integral é uma das metas do plano de gestão da administração visando a formação mais completa dos estudantes do 1º ao 9º ano. 

Alunos aprovam

Apaixonado por futebol, Richard dos Anjos Rocha, 11 anos, 6º ano, tem ‘pique de jogador’ e, segundo ele mesmo conta, se dedica bastante na escola, tanto nas aulas quanto nos treinos. 

“Esporte é tudo para mim, eu jogo bola desde os meus 3 anos e sonho ser jogador profissional no futuro, mas sei que pra isso também tenho que estudar. A nossa escola é boa e agora ficou melhor ainda com as aulas de futsal a noite”, disse. 

Kelly Heloise Batista Fernanda, 7 anos, do 3º ano, conta que já sabia alguns passos de jazz, mas ter a professora ensinando e as amigas participando das oficinas, “é muito melhor”. “Dançar faz bem porque a gente se movimenta seguindo os passos, é divertido. Minha escola é linda e eu gosto”, disse. 

Durante as aulas de taekwondo, Nicolas Custódio de Souza, 13 anos, 7º ano, sente que pode aprender mais, desenvolvendo habilidades físicas e até responsabilidade e disciplina. 

“É muito legal ter esportes na escola. Ainda mais para aqueles que não têm condições de pagar uma escolinha esportiva e podem ter acesso aqui. O taekwondo ensina a ter responsabilidade, temos oportunidades para aprender mais para o futuro”, afirmou. 


Vem pro Integral!

  • As Escolas de Formação em Tempo Integral (EFETI) serão Centros de Educação Integral em diversas regiões do município. Nos 11 Ceis’s, os alunos em situação de vulnerabilidade social terão carga horária diária de 9h30 e atividades no modelo híbrido.
  • 40 Escolas de Ensino Fundamental terão atividades de Educação Integral presenciais (no horário noturno, duas vezes por semana) e atividades online. O nome das escolas terá acréscimo do Integral, passando a ser Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral (Emefi). 
  • Projetos institucionais da Secretaria de Educação e Cidadania que já acontecem no contraturno escolar também serão considerados também atividades de Educação Integral, como: Programa Decolar, Canto Coral, Atendimento Educacional Especializado (AEE), Atendimento Psicopedagógico (API), entre outros. 
  • Atividades online serão consideradas parte da Educação Integral, como o Prepara SJC, cursinho online para alunos do 9º ano, e a Plei (Plataforma de Educação Integral), ambos lançados em 2021. 


Confira imagens na galeria de fotos. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×