Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
O relógio se aproximava das 17h30. Com carteirinha na mão, meião, chuteira, máscara e uniforme, uma turma de alunos fazia fila para entrar novamente na escola. Assim foi o contraturno nesta segunda-feira (7) na Emef Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto com o início das atividades da Educação Integral.
Lá dentro da unidade escolar, o grupo de alunas já se preparava também para as primeiras oficinas de jazz, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A programação de atividades diversificadas segue em todas as 50 escolas municipais de Ensino Fundamental da rede de ensino de São José dos Campos.
A ampliação da Educação Integral em São José conta com projetos sociais, culturais, de esporte e tecnologia e é uma das metas do plano de gestão da administração visando a formação mais completa dos estudantes do Ensino Fundamental.
Animação e dança
Guilherme Augusto é professor de jazz na FCCR e ex-aluno da Emef Profª Vera Lúcia Carnevalli, onde retornou nesta segunda para as primeiras oficinas com um grupo de 30 alunas. Com os olhos brilhando de saudades e animação, o profissional foi guiando as futuras dançarinas durante a atividade.
“Estou emocionado, é uma sensação nostálgica voltar aqui na escola, agora como professor de jazz para as oficinas. Tenho boas memórias daqui, será ótima essa experiência”, disse.
“Achei super legal ter jazz na escola, vai ser divertido e uma forma boa para a gente aproveitar nosso tempo”, disse Sophia Silva de Santana Oliveira, 9 anos, 4º ano.
“Eu gosto de dançar, já conhecia um pouco de jazz e quero aprender mais”, comentou Ana Luiza Oliveira dos Santos, 9 anos, do 4º ano.
Expectativa e futsal
Pietro Henrique Alejandro de Lima, 13 anos, do 7º ano, estava com a camisa de seu time preferido debaixo do uniforme para fazer uma homenagem e se motivar ainda mais no jogo. O corintiano não via a hora de começarem as aulas de futsal do Escola Ativa.
“Eu gosto muito da escola e de jogar bola, treinar aqui vai ser bom demais. Estava ansioso para começar, agora é só gol”, disse.
“O esporte pode nos ajudar muito com a saúde, disciplina e a ocupar nosso tempo com coisas boas. Esse é meu último ano na escola, só vou levar boas lembranças e o que aprendi”, afirmou Peter Henrique Correia Silva, 15 anos, do 9º ano.
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Tire dúvidas
- Quem pode participar?
Podem participar do processo de inscrição todos os alunos do ensino fundamental, 1º ao 9º ano, da Rede de Ensino Municipal. O critério para oferta de atividades é a vulnerabilidade social.
- Tem vaga para todos os alunos?
Mais de 38 mil alunos poderão realizar atividades da Educação Integral acessando a Plei (Plataforma de Educação Integral). Estão previstos mais de 26 mil atendimentos em atividades presenciais.
- Qual será o horário de cada estudante?
Os estudantes matriculados em atividades extracurriculares irão acrescentar duas horas de aprendizagem em formato presencial, no mínimo duas vezes por semana, complementando os demais dias com acesso à Plei. Cada escola irá informar a carga horária de seus alunos.
- Por que a Educação Integral está sendo ampliada?
A implantação da Educação Integral está prevista no Plano Municipal de Educação, a Meta 6, que se refere à ampliação do tempo em atividades de responsabilidade da escola e em relação ao desenvolvimento integral do aluno.
- Quais os benefícios das atividades de Educação Integral para os alunos?
A Educação Integral possibilitará uma formação mais ampla dos alunos, promovendo o desenvolvimento nas dimensões física, afetiva, social, cultural e intelectual. São novas e mais oportunidades para o futuro dos estudantes.
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