PM faz simulado de roubo a banco com reféns no centro de S. José
Atualizado em 27/05/2022 - 18:06
pm faz simulado
Simulado da PM com pelo menos 15 criminosos tem explosão de carros e de caixa eletrônico de banco - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Polícia Militar realizou na quinta-feira (26) um simulado de pronta resposta a crimes violentos e roubo a empresa de valores, no centro de São José dos Campos.

O exercício, organizado pelo 3º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) da Polícia Militar, foi feito na agência do Banco do Brasil da Avenida Nelson D'Ávila e mobilizou mais de 50 policiais.

Participaram várias unidades subordinadas ao Comando de Policiamento do Interior-1, 3º BAEP, 1º BPM/I (Batalhão de Policia Militar do Interior), 5º BPM/I, BAvPM (Base de Aviação de São José dos Campos) e 11º GB (Corpo de Bombeiros), com apoio da Prefeitura de São José por meio da Guarda Civil Municipal (Secretaria de Proteção ao Cidadão) e demais secretarias como a Mobilidade Urbana. 

Segundo a PM, o objetivo do treinamento simulado com ações integradas das  forças de segurança foi preparar a PM e todos os participantes para atuar em ocorrências envolvendo ações ultraviolentas, para obter os resultados mais adequados em condições mais complexas.

A PM e todas as forças de segurança da cidade fazem parte do programa São José Unida, que prevê ações integradas de combate à criminalidade. 

A ação

No simulado, houve tentativa de roubo a banco e carro-forte, com uso de reféns como barreira humana e explosão de 2 veículos feita pelos criminosos para tentar impedir a chegada da polícia. 

Pelo menos 15 bandidos chegaram fortemente armados e atirando, inclusive com metralhadora.50 (armamento de guerra). Eles atiraram contra o carro-forte, contra o banco e explodiram um caixa eletrônico. 

Moradores próximos ligaram para a PM relatando tiroteio e explosão de veículos e as forças policiais foram acionadas. O helicóptero Águia da PM, mapeou a área e a localização dos criminosos.

Os policiais foram cercando o prédio, trocaram tiros com bandidos, que foram dominados --4 assaltantes foram mortos e 2 ficaram feridos e 1 policial foi ferido. Os demais foram presos.

"A importância do simulado está em melhor preparar o policial para atuar em ocorrências desta natureza, seguindo fielmente os procedimentos operacionais e a integração com as demais forças de segurança, minimizando os riscos de vitimizar tanto policiais quanto pessoas da sociedade", afirmou o Tenente Coronel Paulo Henrique Lourusso Cavalheiro, comandante do 3º BAEP.


GALERIA DE FOTOS

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×