Vacinação contra a Influenza fica disponível para novo público
16/05/2022 18:06
23° Campanha de Vacinação contra a Influenza H1N1 na Ubs do Bosque dos Eucaliptos e na ubs do bairro Vista Verde. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 12-04-2021
A imunização protege contra a doença e evita o surgimentos de variantes - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

Foi iniciada nesta segunda-feira (16) uma nova etapa da vacinação contra a Influenza em São José dos Campos, destinada a profissionais das forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Esta etapa acompanha a previsão definida pelo Governo do Estado de São Paulo. Atualmente, além deste novo público, podem receber a imunização contra a Influenza: idosos com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, crianças com mais de 6 meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas, indígenas, quilombolas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades.
Ainda não há previsão de vacinação para outros público.

Postos de vacinação

Durante a semana, a vacinação acontece em todas as UBS’s Resolve (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 17h, com distribuição de senhas a partir das 8h, e às 13h até o esgotamento delas ou de acordo com a capacidade operacional e estrutura física de cada unidade, no Colégio Tableau, das 8h às 21h, no Cefe (Centro de Formação do Educador), das 18h às 21h, e nas unidades do Laboratório Cipax do Vale Sul Shopping e Praça Afonso Pena, das 9h às 16h.

Para realizar a imunização basta levar um documento original com foto. 

A Campanha

De acordo com o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Governo do Estado de São Paulo, a vacinação contra a influenza de pessoas pertencentes aos grupos alvo do programa de imunização tem como principal objetivo reduzir a carga da doença, prevenindo hospitalizações, mortes e consultas ambulatoriais e em serviços de emergência.

Assim como a vacinação contra a covid-19, que deve ser mantida e o esquema vacinal concluído por cada pessoa, a imunização conta a Influenza contribui para que não surjam novas variantes dos vírus e consequentemente diminua o número de casos das doenças, assim como as internações e óbitos.

A vacina

A composição da vacina é estabelecida anualmente pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes.

A recomendação sobre a composição da vacina ocorre no segundo semestre de cada ano, para atender às necessidades de proteção contra influenza no inverno do Hemisfério Sul.

Por isso, conforme a Resolução-RE Nº 3.903, de 14 de outubro de 2021 da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a vacina influenza trivalente utilizada no Brasil em 2022 apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09 b, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e a B/Australia/02/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×