Travessia segura de pedestres é destaque no Maio Amarelo
16/05/2022 18:12
Operação Pedestre na Avenida Cassiopéia no Jardim Satélite. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 16-05-2022
A operação pedestre do Maio amarelo contou com o apoio de personagens animados para auxiliar a população a fazer travessia segura - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Com muita descontração, os personagens animados Minnie e O Máskara auxiliaram agentes de mobilidade e a equipe do EducaMob durante Operação Pedestre realizada na manhã e tarde desta segunda-feira (16), na avenida Cassiopéia, na região sul de São José dos Campos.

Por cerca de duas horas, eles reforçaram orientações de educação para o trânsito e promoveram a travessia segura de pedestres que passavam pelo local de grande circulação. Ao todo, cerca de 1000 pessoas, entre pedestres e motoristas, foram abordadas na ação que integra o Movimento Maio Amarelo.

A operação foi aprovada pela população. “Achei ótima a ação. Eu acho esse trecho muito perigoso e os motoristas entram direto com o carro”, disse a dona-de-casa Maria das Graças, 78 anos.

Já a auxiliar de limpeza Adriana Aparecida, 50 anos, destacou a dificuldade de travessia no local. “Eu preciso atravessar todo dia esta avenida e tenho medo porque alguns carros param e outros não. Eles estão respeitando porque os agentes da mobilidade estão aqui pedindo para os carros pararem”, disse.

A estudante Lívia Dias Fidelis, 11 anos, estava passando pela rua com a sua mãe e adorou a iniciativa. “Eu achei muito legal, porque as pessoas aqui não respeitam a travessia na rua e com os agentes eles vão começar a respeitar mais.”

Sua mãe, a dona-de-casa Meire Oliveira, 34 anos, apoiou a iniciativa em razão do trecho ser rota escolar. "Eu acho ótima a iniciativa, principalmente porque aqui tem escola e os carros não respeitam, eles aceleram. Assim a gente fica mais tranquilo para atravessar. Eu fico aqui esperando até alguém respeitar o pedestre e parar. Às vezes eu atravesso metade da via, mas tenho que esperar no meio da faixa até um carro parar”, disse.

A Operação Pedestre conta com a parceria da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e será realizada em outros pontos da cidade.

Ainda dentro da programação do Maio Amarelo está prevista mais uma edição da Operação nos Bares, que será realizada no próximo dia 19, quinta-feira, em bares da região sul da cidade.

A programação do Maio Amarelo também inclui blitze educativas e da Lei Seca. Na última sexta-feira (13), foi realizada blitz do EducaMob com a Polícia Militar e Guarda Municipal, na avenida Anchieta, na região central da cidade. Foram feitas 68 abordagens com duas autuações.


Adenir Britto / PMSJC

Dia D

A programação do Maio Amarelo vai contar ainda com o Dia D, programado para o dia 19 de maio.

No dia 25, serão apresentadas as obras de requalificação viária da rua Saigiro Nakamura, na Vila Industrial. O projeto conhecido como Rua Viva prioriza a circulação de pedestres.

O mês dedicado ao trânsito inclui ainda passeio ciclístico no Urbanova, no dia 29, a partir das 9h. O passeio tem saída programada da portaria do Parque Ribeirão Vermelho, percorrendo as avenidas Maria de Lourdes Friggi, João Paulo 2, Possidônio José de Freitas e Shishima Hifumi, retornando pelo mesmo percurso em um trajeto de cerca de 8 quilômetros.

Programação

Dia D
Programação com estudantes da rede pública
Ação nos Bares da Zona Sul, a partir das 20h

Rua Viva na Vila Industrial
Dia 25, das 12h às 13h

Blitz Lei Seca - Motociclistas
Dia 20, das 21h até às 23h

Passeio Ciclístico- Encerramento
Dia 29, das 9h até às 11h, no Urbanova


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×