São José participa nesta semana de 1º Encontro da Urban95
Atualizado em 16/05/2022 - 18:39
Visita das equipes de São Paulo da iniciativa Urban95 para conhecer equipamentos públicos de São José. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 16-02-2022
Representantes do Cecip e da Prefeitura durante visita ao Cras Jardim Mariana em fevereiro último; São José estará representada no 1º Encontro da Rede Urban95 - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Representantes da Prefeitura de São José dos Campos e de OSCs (Organizações da Sociedade Civil) do município participarão nesta terça-feira (17) e na quarta (18) do 1º Encontro da Rede Urban95, que será realizado em Boa Vista (RR).

Estarão presentes lideranças políticas e técnicos das 24 cidades que integram a Rede Urban95. Durante dois dias, eles vão trocar experiências e conhecer programas e serviços que deram a Boa Vista o título de Capital da Primeira Infância no Brasil.

A Prefeitura terá um representante da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. Também participará um membro da OSC Associação Virgem de Guadalupe, que executa trabalho social com gestante entre outras atividades.

O evento será realizado pela Fundação Bernard van Leer e AVSI Brasil, com o apoio da Prefeitura de Boa Vista, do CECIP (Centro de Criação de Imagem Popular) e do ICS (Instituto Cidades Sustentáveis).

Troca de experiências

A programação do primeiro encontro presencial da rede após mais de dois anos de pandemia prevê espaços de troca de experiências e lições aprendidas no processo de priorização das crianças no planejamento urbano que têm acontecido nas 24 cidades.

Os representantes da Rede Urban95 também serão convidados a conhecer serviços e políticas públicas pensadas para a Primeira Infância em Boa Vista, como o Programa Família que Acolhe, referência nacional em cuidado com gestantes e crianças pequenas.

Boa Vista é também referência na descentralização de seus serviços para as primeiras etapas da jornada da infância, com serviços distribuídos por territórios diversos da cidade.

As visitas técnicas incluem ainda as instalações do SPA do bebê, espaço de socialização de bebês e cuidadores, intervenções urbanísticas voltadas para a primeira infância e programas com uso de tecnologia e análise de dados para promover serviços mais bem distribuídos.

Além das cidades Urban95, participam do evento representantes da Fundação Bernard van Leer e dos parceiros: AVSI, Cecip, ICS, ITGS (Instituto de Tecnologias Geo-sociais), Estúdio +1, Ateliê Navio, Allma Hub, Descobrir Brincando, Aries (Agência Recife para Inovação e Estratégia) e o Instituto Alana.

Urban95
Iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer, a Urban95 visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços públicos.

São José aderiu à iniciativa no ano passado.

Líderes, gestores públicos, arquitetos e urbanistas são convidados a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm –a altura média de uma criança de 3 anos.

A iniciativa visa incorporar as lentes da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×