Prefeitura realizou 272 castrações de pets no fim de semana
Atualizado em 16/05/2022 - 18:01
Castramóvel no Jardim Paulista
Desde a criação do programa, em 2018, foram feitas 16.428 castrações - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realizou 272 castrações de cães e gatos neste sábado (14) e domingo (15), com o auxílio do Castramóvel, o veículo veterinário que percorre os bairros do município.

Os procedimentos aconteceram na Emefi Professora Maria Aparecida dos Santos Ronconi, que fica no Jardim Jussara, região central da cidade. Ao todo, desde a criação do programa Meu Pet Feliz, em agosto de 2018, foram feitas 16.428 castrações.

Animais

Os animais que participam do programa Meu Pet Feliz não podem ser usados para fins comerciais ou de competições.

Para serem castrados, todos devem estar em boas condições de saúde, não podem estar obesos, caquéticos e nem apresentarem doenças (como doenças de pele aparentes), desgaste físico ou anemia. Fêmeas não devem estar no cio, prenhas ou amamentando no dia da cirurgia.

Podem ser castrados cães com até 20 kg, de 6 meses a 8 anos, com mais 20 kg até 40 kg, de 6 meses a 6 anos e gatos de 4 meses a 8 anos.

Balanço

Desde a criação do programa, em agosto de 2018, foram feitas 16.428 castrações, sendo 8.368 fêmeas caninas, 4.645 machos caninos, 2.157 fêmeas felinas e 1.258 machos felinos. Desse total, 4.555 foram feitas pelo Castramóvel.

O programa Meu Pet Feliz é permanente e foi criado para estimular a saúde e o bem-estar de cães e gatos, com ênfase na posse responsável. Além da castração, é feita a microchipagem para identificação dos animais, minimizando abandonos, maus tratos, furtos, entre outros.