S. José terá vacinação contra covid e Influenza no fim de semana
13/05/2022 17:55
Vacinação de adultos e crianças na Casa do Idoso Centro
A ação é uma ótima oportunidade para a população completar a imunização - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos, em parceria com o Laboratório Cipax, realiza neste fim de semana mais uma ação para que a população possa se imunizar contra a covid-19 e a Influenza. Está é mais uma oportunidade para que os moradores possam se imunizar e completar o ciclo vacinal.

No sábado (14), a vacinação contra a covid-19 e Influenza acontece na unidade do Vale Sul Shopping do Laboratório Cipax, das 12h às 18h. No domingo (15), a mesma unidade irá atender das 9h às 18h.

Ainda no domingo, a Prefeitura irá disponibilizar a vacina contra a covid-19 no evento Conexão Juventude, que será realizada das 14h às 19h, no Poliesportivo Cerejeiras, que fica na avenida 23 de Dezembro, 400, no Jardim Cerejeiras, região leste.

Vacinação de crianças

A adesão das crianças de 5 a 11 anos à segunda dose da vacina contra a covid-19 está baixa em São José dos Campos. Até o momento, apenas 40% deste público completou a imunização com a segunda dose.

Os números são mais preocupantes com as crianças mais novas e mostram que quanto menor a idade menor é a adesão, inclusive na primeira dose.

De acordo com os dados, a média de vacinação com a primeira dose nas crianças de 5 a 11 anos é de 66,3%. No entanto, apenas no grupo de 5 anos é de 49,8%. Já nas crianças de 11 anos a porcentagem salta para 76,6%.

Para a segunda dose, a média de cobertura vacinal é de 40,9%, sendo 15% nas crianças de 5 anos e de 52,4% nas de 11 anos. Vale lembrar que a imunização salva vidas, evita o surgimento de novas variantes e tem sido o melhor caminho para vencer o coronavírus.

Não há indicação de terceira dose (1ª de reforço) para as crianças. A primeira dose de reforço acontece apenas para maiores de 18 anos ou imunossuprimidos com 12 anos ou mais.

Faltosos

Ao todo, 47.429 pessoas ainda não procuraram os postos de vacinação para receber a segunda dose contra a covid-19 e 166.885 já estão aptas para a 1ª dose de reforço. A população apta a receber a dose de reforço deve ficar atenta à data de retorno para a imunização, já que houve uma redução de cinco para quatro meses.

Ou seja, se uma pessoa recebeu a segunda dose de Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca, em até 11 de janeiro de 2022, por exemplo, já está apta a receber a dose de reforço. Caso algum morador de São José dos Campos tenha se vacinado em outro município é importante que informe em qualquer UBS Resolve (Unidade Básica de Saúde) da cidade.