Adesão de crianças à 2ª dose contra a covid-19 está baixa
09/05/2022 17:38
Vacinação 1ª dose para Crianças e doses de reforço para  Adultos no Colégio Tableau
A imunização tem sido o melhor caminho para vencer o coronavírus - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A adesão das crianças de 5 a 11 anos à segunda dose da vacina contra a covid-19 está baixa em São José dos Campos. Até o momento, apenas 40% deste público completou a imunização com a segunda dose.

Os números são mais preocupantes com as crianças mais novas e mostram que quanto menor a idade menor é a adesão, inclusive na primeira dose.

De acordo com os dados, a média de vacinação com a primeira dose nas crianças de 5 a 11 anos é de 64,4%. No entanto, apenas no grupo de 5 anos é de 49,1%. Já nas crianças de 11 anos a porcentagem salta para 76,2%.

Para a segunda dose, a média de cobertura vacinal é de 40%, sendo 14% nas crianças de 5 anos e de 51% nas de 11 anos. Vale lembrar que a imunização salva vidas, evita o surgimento de novas variantes e tem sido o melhor caminho para vencer o coronavírus.

Não há indicação de terceira dose (1ª de reforço) para as crianças. A primeira dose de reforço acontece apenas para maiores de 18 anos ou imunossuprimidos com 12 anos ou mais.

Faltosos

Ao todo, 47.406 pessoas ainda não procuraram os postos de vacinação para receber a segunda dose contra a covid-19 e 166.990 já estão aptas para a 1ª dose de reforço. A população apta a receber a dose de reforço deve ficar atenta à data de retorno para a imunização, já que houve uma redução de cinco para quatro meses.

Ou seja, se uma pessoa recebeu a segunda dose de Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca, em até 7 de janeiro de 2022, por exemplo, já está apta a receber a dose de reforço. Caso algum morador de São José dos Campos tenha se vacinado em outro município é importante que informe em qualquer UBS Resolve (Unidade Básica de Saúde) da cidade.

Vacinação

Em São José dos Campos, atualmente a vacinação acontece nas UBSs Resolve – das 8h às 17h, com distribuição de senhas a partir das 8h, e às 13h até o esgotamento delas ou de acordo com a capacidade operacional e estrutura física de cada unidade –, no Colégio Tableau – das 8h às 21h –, no Cefe (Centro de Formação do Educador), das 18h às 21h, além do Vacimóvel, o carro da vacina que tem ido aos bairros de quarta-feira a sexta-feira, sempre das 18h às 21h30.

A Prefeitura continua com as ações de vacinação nos finais de semana.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×