Livros beneficiam 1.065 famílias do programa Criança Feliz
06/05/2022 17:24
Entrega de kits de livros para famílias inseridas no programa Criança Feliz
Noah, de 4 anos, e Ithan, de 2 anos, com os livros que receberam; alfabetização e diversão em família - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

O mês é das mães, mas o presente é para toda a família. A Prefeitura de São José dos Campos iniciou nesta semana a distribuição de 1.065 kits com livros infantis para famílias inseridas no programa Criança Feliz (crianças de 0 a 3 anos).

Cada kit é composto por 20 livros e um jogo de trilha de monitoramento. A cada livro lido pela família e pelas crianças, avança-se uma casa até completar o ciclo.

O desenvolvimento do projeto será acompanhado através de visitas semanais das equipes do Criança Feliz.

O material integra o programa Conta pra Mim, um projeto piloto desenvolvido através de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Cidadania.

São José é a única cidade do Estado de São Paulo a receber o projeto piloto. Em todo o Brasil, são apenas 27 municípios, um por Estado da federação e mais o Distrito Federal.

É mais uma ação da Política Nacional de Alfabetização. O objetivo é promover a Literacia Familiar, estimulando a aprendizagem da linguagem oral, da leitura e da escrita no ambiente familiar e ampliando a convivência entre pais e filhos.

Ao interagir, conversar e ler em voz alta com os filhos, os pais contribuem para que desenvolvam, por meio de estratégias simples e divertidas, quatro habilidades fundamentais: ouvir, falar, ler e escrever.

Literacia Familiar é se envolver na educação dos filhos, curtindo momentos especiais de afeto, carinho e diversão em família, brincando com livros e palavras.

Crianças criadas em lares onde os pais promovem a Literacia Familiar se tornam melhores leitores e estudantes mais bem-sucedidos.

São José é única cidade paulista a participar

Semente do bem

Moradores do bairro Vila das Flores, na região sul, os pequenos Ithan, de 2 anos, e Noah, de 4 anos, ficaram exultantes na manhã desta sexta-feira (6) ao receberem os 20 livros durante visita da equipe de profissionais do programa Criança Feliz, vinculados à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

Mas se os olhos dos meninos brilharam, a maior felicidade ficou por conta da confeiteira Jaqueline Santos Takassi Azevedo. Para ela, o presente recebido às vésperas do Dia das Mães é uma semente plantada e que dará fruto no futuro de seus filhos.

"A Prefeitura está de parabéns pela distribuição destes kits. É uma semente plantada para toda a vida dos meus filhos. Adquirir o hábito da leitura ainda pequenos os ajudará em todos os momentos", disse Jaqueline.

"Sempre que querem dar presentes para meus filhos, digo que brinquedos e roupas são bons e bem-vindos, mas que o melhor para eles são sempre os livros. Hoje, ganhamos 20 livros. É um momento muito feliz e um grande presente para toda nossa família.", completou.

Kits são compostos por 20 livros infantis

Diversão em família

A entrega do kit de livros infantis para a pequena Maria Vitória, de 1 ano e 7 meses, virou um acontecimento para toda sua família na manhã desta sexta.

Ela mora no Jardim São José, na região leste, com os pais e os irmãos Gabriel, de 7 anos, Ana Vitória, de 9 anos, e Maria Eduarda, de 12 anos.

Imediatamente, os três receberam da mãe, a dona de casa Patrícia Vicente Dias de Souza, de 30 anos, a missão de ajudar a caçula na leitura dos livros.

"Foi um ótimo presente, o melhor que eu poderia ganhar no Dia das Mães neste domingo. Todos ficamos muito felizes porque será muito bom para a Maria Vitória. A leitura é fundamental na nossa vida e é muito bom quando começa já na infância", afirmou Patrícia.

Leitura: semente para o futuro

Mudando o mundo

A coordenadora do programa Criança Feliz em São José, Aparecida Vanda Ferreira e Silva, destacou a importância da iniciativa desenvolvida pelo Ministério da Educação.

"O conhecimento das práticas de Literacia Familiar e sua aplicação pelos responsáveis pelos cuidados com as crianças na primeiríssima infância impactarão positivamente quando chegarem à fase de alfabetização", disse Vanda, que é funcionária de carreira da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.

"Estes kits também estimularão a convivência entre pais e filhos e contribuirão para o futuro destas crianças, que se tornarão melhores alunos e melhores cidadãos com esta semente que está sendo plantada agora", completou.

Afinal, como disse a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que recebeu o Prêmio Nobel da Paz quando tinha apenas 17 anos por sua luta pelos direitos humanos e pelo acesso à Educação, "um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo".