Com aumento de casos de dengue, Prefeitura conclui 2ª ADL
Atualizado em 07/05/2022 - 17:33
Avaliação de densidade larvária na região leste. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 02-07-2021
A Prefeitura mantém diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu a segunda ADL (Avaliação de Densidade Larvária) de 2022 e registrou 1,40 no IB (Índice Breteau). Ou seja, de acordo com o índice larvário, a cada 100 imóveis, foram encontrados 14 recipientes com larvas do mosquito Aedes aegypti.

Ao todo, a taxa larvária dessa segunda ADL de 2022 cresceu 0,90 em comparação à avaliação de abril de 2021, quando o índice foi de 0,50. O número mantém o município em estado de alerta contra a Dengue.

Independente do resultado da segunda ADL deste ano, com base na primeira ADL de 2022, realizada em janeiro, a Prefeitura já havia intensificado as ações de prevenção e controle nas regiões que tiveram o maior aumento no IB.

O programa de controle das arboviroses de São José dos Campos divide o município em 42 áreas e todas são visitadas para a realização da ADL. O levantamento, realizado durante todo o mês de abril, teve o objetivo de identificar os níveis de infestação das larvas do vetor que transmite doenças como dengue, chikungunya e zika.

Ações de Prevenção

A Prefeitura, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonozes), mantém diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses, em todas as regiões da cidade. O trabalho é realizado principalmente pelos ACE’s (Agente de Combate às Endemias) e a população pode consultar o registro dos profissionais no site da Prefeitura.

Com os agentes, a Prefeitura realiza a visitação aos imóveis com um trabalho de educação e orientação à população sobre os riscos das doenças e como evitar recipientes que podem acumular água. Diante da notificação de casos positivos de dengue, ações de controle de criadouro e nebulização.

A população ainda conta com a Operação Casa Limpa, onde os bairros com os maiores índices larvários são visitados com o objetivo de eliminar objetos que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

A população também pode ajudar a combater a dengue denunciando possíveis criadouros do mosquito pelo telefone 156.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

Prefeitura SJC

×