Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
Cada escola é um universo particular e único na comunidade escolar, com projetos, histórias e particularidades. No Campo dos Alemães, na região sul de São José dos Campos, a Emefi Álvaro Gonçalves organizou uma tarde de troca de experiências na quarta-feira (29) para motivar os alunos para os estudos e os sonhos.
Na rede de ensino municipal, o Setor de Orientação Educacional atua com as equipes escolares e os assistentes sociais em ações, projetos de vida, acompanhamento de estudos, orientações, entre outros.
Talento
Beatriz Alves Genes Silveira, 19 anos, estudou do 1º ao 9º ano na Emef Maria de Melo, no Parque Industrial, passou pelo programa Decolar e Ismart e seguiu os estudos no esporte, primeiro frequentando aulas de ginástica rítmica e, em seguida, praticando vôlei pelo programa Atleta Cidadão.
Junto da paixão por esporte, Beatriz também dedicou esforço e tempo em outras áreas de que gosta: arte e literatura. Aos 14 anos, já no Atleta Cidadão, após participar de uma peneira em São Caetano para a Seleção Paulista, a aluna foi selecionada para disputar o Campeonato Brasileiro de Seleções, representando São Paulo. Depois seguiu com os treinos e competições, passando por competições sul-americanas na Argentina e Colômbia, respectivamente com a Seleção Brasileira Sub-18 e o time de Osasco, até conquistar uma bolsa atleta na Universidade de Hofstra, em Long Island, Nova York, onde atualmente estuda design e faz planos para um futuro promissor, que poderá ser como atleta, editora de textos ou criadora de animações para a Pixar.
“Somos do tamanho dos nossos sonhos", afirma Beatriz. "As escolas aqui em São José são ótimas, de muita qualidade e cheias de gente que ajuda a sonhar e a realizar. Os alunos devem aproveitar ao máximo tudo isso, buscar mais e ir além. Vale a pena.”
Inspiração
Toda trajetória marcada por estudo, disciplina, resiliência e dedicação de Beatriz foi compartilhada com cerca de 200 alunos do 6º ao 9º ano. Curiosos, atentos e animados, os estudantes ficaram impressionados com as palavras da jovem com características semelhantes a eles.
“Ouvir a história dela inspira a gente e pode inspirar muitas pessoas", disse Victoria Teodoro dos Santos, 11 anos e aluna do 6º ano, que ama jogar futebol. "O esporte é um bom caminho, gosto da educação integral na minha escola e fico feliz quando aprendo coisas novas.”
Irmã de Victoria, Maria Eduarda, de 14 anos e do 8º ano, também se espelha na ex-aluna e atleta. “O esporte pode nos levar para um futuro melhor e para conquistar nossos sonhos. A história dela é um bom exemplo. Nossa escola é muito boa, a equipe de direção e de professores é ótima, com pessoas dedicadas que inspiram um futuro melhor para nós. Quero ser advogada e vou conseguir,”
“Quero ser jogador de futebol, acho que a escola pode me ajudar nesse sonho, porque aqui é bom de estudar, eu aprendo e faço esporte”, comentou Micael Renato Machado, 13 anos e do 7º ano, que treina futsal pelo Escola Ativa.
“É muito legal voltar para uma escola na minha cidade, eu me desenvolvi como pessoa na escola pública, meus professores sempre me motivaram a querer mais, ler, estudar e seguir meus sonhos", ressaltou Beatriz. "A base que recebi na escola foi importante para seguir estudando. Quero continuar jogando, viajando pelo mundo e estudando design. Quem sabe trabalhar como editora de arte ou em uma grande empresa de animação.”
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.