Servidores têm treinamento para avaliar saúde das árvores
23/06/2022 17:16
Treinamento de avaliação de Árvores
Após a explanação teórica, os servidores e estagiários desenvolveram a parte prática próximo ao estacionamento do Paço - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta quinta-feira (23), uma capacitação para profissionais da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade para o trabalho de avaliação da saúde das árvores.

Após a explanação teórica, os servidores e estagiários desenvolveram a parte prática próximo ao estacionamento do Paço Municipal. Eles fizeram o treinamento acompanhando a realização dos exames de tomografia e penetrografia na análise de um ipê ao lado do prédio.

Essa atividade visa preparar as equipes para a interpretação dos resultados dos trabalhos realizados em campo, que avaliam o estado fitossanitário das espécies arbóreas do município com o objetivo de conservá-las em condições seguras à população. As ações são realizadas no âmbito do Programa Arboriza São José, estruturado para a gestão do patrimônio arbóreo da cidade.

Iniciado em outubro de 2018, o serviço de diagnóstico por instrumentos da saúde das árvores é realizado com uso de tomógrafo e penetrógrafo. Com o auxílio dos equipamentos de última geração, é possível complementar a análise técnica visual realizada pelos técnicos e ter maior precisão na avaliação do risco de queda.

O programa é o principal instrumento de gestão do Plano Municipal de Arborização Urbana. São José dos Campos tem um patrimônio arbóreo estimado de mais de 80 mil árvores em calçadas das vias públicas.