São José promove simpósio e caminhada contra drogas
23/06/2022 17:11
Posse dos membros do Conselho Municipal de Atenção as Drogas
Posse dos membros do Conselho Municipal de Atenção às Drogas em janeiro último; a Prefeitura intensificou as ações e programas - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou as ações e programas de prevenção e combate às drogas.

Nesta sexta-feira (24), realizará simpósio, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, com o tema "Drogas: Segurança, Justiça, acolhimento e terapia" na Câmara Municipal (rua Desembargador Francisco Murilo Pinto, 33, na Vila Santa Luzia), das 14h às 16h.

Durante o encontro, lideranças e autoridades do Judiciário, da Polícia Militar e da Polícia Federal e representantes das secretarias de Apoio Social ao Cidadão; Saúde; e Proteção ao Cidadão (através da Guarda Civil Municipal) falarão de suas experiências exitosas para evitar o uso de entorpecentes por crianças, adolescentes, jovens e adultos.

No domingo (26), Dia Internacional de Combate às Drogas, a Administração municipal promoverá caminhada pelas ruas da região central. Terá início às 9h, com saída da rua Dolzani Ricardo, 334.

Ações constantes

A Prefeitura mantém, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, a Assessoria de Políticas Sobre Drogas, com ações, atividades e eventos ao longo de todo o ano.

O Programa sobre Drogas é articulado em parceria com os governos do Estado e federal e com os poderes Legislativo e Judiciário, contando com a participação também das entidades da sociedade civil organizada.

Os objetivos são articular a política sobre drogas no município; assessorar e acompanhar a implantação e execução dos programas referentes à dependência química; organizar as iniciativas para o funcionamento em rede; e oferecer ao cidadão joseense uma ampla cobertura de serviços, desde a prevenção até o tratamento dos dependentes químicos e seus familiares.

As secretarias municipais, dentro de suas áreas de atuação, também desenvolvem ações relacionadas à prevenção e ao combate às drogas.

Conselho atuante

São José possui ainda o Conselho Municipal de Atenção às Drogas, com membros da Prefeitura e de outras instituições.

O conselho é atuante e contribui com as ações desenvolvidas pela Prefeitura.