Diretores regionais do Ciesp conhecem Cidade Inteligente
Atualizado em 23/06/2022 - 18:06
Comitiva do CIESP visita instalaçōes no Parque Tecnológico
Entre os destaques da cidade, estão o CSI e a Linha Verde, corredor sustentável com a utilização de ônibus 100% elétricos - Foto: Adenir Britto/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Uma comitiva de 60 diretores e coordenadores do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) visitou nesta quinta-feira (23) o Parque Tecnológico para conhecer as soluções inovadoras que fizeram com que São José dos Campos fosse certificada como primeira Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável do Brasil.

Todas as 42 Diretorias Regionais do Ciesp estiveram representadas. Nesta quinta-feira, São José recebeu a primeira reunião de diretoria itinerante da entidade.

As 42 regionais já realizam mensalmente a reunião, mas é a primeira vez que o encontro aconteceu fora da sede da Ciesp, que fica na capital paulista.

No Parque Tecnológico, os diretores regionais assistiram uma palestra sobre as diversas iniciativas ligadas à certificação, além de visitarem empresas, startups e o CSI (Centro de Segurança Inteligência), considerado o melhor projeto de segurança e inteligência do Brasil.

Inaugurado em 1928, o Ciesp é uma sociedade civil de direito privado que visa dar suporte aos empresários paulistas e representá-los junto à sociedade e ao governo brasileiro. Atualmente, a entidade possui mais de 8 mil empresas associadas no Estado.

Soluções para as pessoas

O atual presidente do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, Rafael Cervone, visitou São José dos Campos pela segunda vez e disse estar “impressionado” com os projetos ligados à inovação e tecnologia.

“Estive aqui em fevereiro, logo no início do meu mandato, eu continuo muito bem impressionado. O que tenho que fazer é parabenizar as iniciativas da Prefeitura e a forma de gestão. Especialmente porque se criou um ambiente de inovação e colaboração entre a inciativa pública e privada, gerando soluções para a população e para as pessoas. É uma Cidade Inteligente, mas com visão e atenção às pessoas”, afirmou Cervone, que também é vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).

Para a coordenadora administrativa do Ciesp da capital, Ana Paula Brunello, o que mais chamou sua atenção foram os índices relacionados à segurança em São José.

“Trabalho na capital, mas moro em Guarulhos. São José é uma cidade extremamente segura se comparada à Grande São Paulo. Eu até brinquei, é uma cidade que é boa não só para visitar, mas para morar. Perto de tudo e muito segura”.

A cidade registrou no ano passado os melhores índices de criminalidade dos últimos 20 anos, com quedas no número de roubos (61%), roubos de veículos (64%), furtos de veículos (66%) e homicídios (39%), entre outros.

Cidade Inteligente

Para obter a certificação pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), São José dos Campos passou por um processo rigoroso, que levou em consideração 276 indicadores contidos em três normas ISO em setores como serviços urbanos, qualidade de vida e práticas sustentáveis.

Entre os destaques da cidade, estão o CSI e a Linha Verde, corredor sustentável com a utilização de ônibus 100% elétricos.

Também foram reconhecidas com nível de excelência o sistema de coleta de resíduos, coleta e tratamento de esgoto, cobertura de 100% da área urbana e rural com lâmpadas de LED, novo sistema de estacionamento rotativo, semáforos inteligentes, serviço de monitoramento por satélite, análise e detecção de mudanças no território.

Na saúde, estão a ênfase na quantidade de leitos hospitalares disponíveis, o prontuário médico unificado na rede e a campanha de imunização contra a covid-19.