Festidança tem participação de 900 alunos de escolas municipais
20/06/2022 18:42
Alunos de escolas municipais participam do Festidança. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 20-06-2022
A 32ª edição de um dos maiores festivais de dança do país envolve alunos e escolas que participam das oficinas culturais da Educação Integral em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Engana-se quem acha que Festidança é só para adultos e profissionais. A 32ª edição de um dos maiores festivais de dança do país está envolvendo cerca de 900 alunos de escolas municipais de ensino fundamental integral de São José dos Campos.

Durante essa semana, os alunos que fazem as oficinas culturais de jazz e balé apresentam coreografias feitas especialmente para o Festidança. Familiares e amigos são os convidados de honra dessa galerinha que já mostra os bons resultados das oficinas, fruto da parceria entre a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e a Secretaria de Educação e Cidadania.

A tarde desta segunda-feira (20) ficou mais animada e foi tomada pela arte no auditório da Emefi Profª Jacyra Vieira Baracho, no Jardim Veneza, com apresentação do grupo de jazz e interação da plateia, formada por alunos dos anos iniciais, familiares e convidados. 

“Sempre gostei de dançar. Quando soube que teria jazz na escola eu logo quis participar, fiz a aula experimental e adorei. A professora é maravilhosa e ensina bem. Eu estava ansiosa para a nossa apresentação de hoje, mas foi ótimo”, afirmou Ana Gabriella Alves Vieira, 13 anos, do 7º ano. 

“Com o jazz a gente consegue se expressar, demonstrar nossos sentimentos. Dançar é ótimo, achei muito bom poder apresentar porque eu gosto das oficinas”, disse Ana Clara Alves dos Santos, 12 anos, do 6º ano. 

Professora há 10 anos na Emefi Jacyra, Vasthi Cará acompanha as atividades culturais e esportivas no contraturno da Educação Integral. 

“O trabalho em parceria com as oficinas e atividades extras tem sido ótimo, com total envolvimento dos professores e alunos. Percebemos que eles se interessam, gostam de participar, têm bom aproveitamento e o desempenho está cada vez melhor”, disse.

Parceria

Neste ano, os alunos da Educação Integral puderam escolher uma atividade, entre as diversas linguagens artísticas oferecidas, para desenvolverem no contraturno escolar, iniciando assim um grande e importante ciclo artístico-cultural que nasce na cidade.

Festidança

Com o tema "A Dança e Suas Faces”, o 32º Festidança começou no dia 16 de junho e segue até o próximo domingo, dia 26. Praças, parques, teatros, escolas e casas de cultura estão sendo palcos para danças clássicas, urbanas, populares, étnicas, de salão, jazz, jam session e sapateado. Um total de 84 coreografias foram selecionadas para as diversas Mostras de Dança, sem contar com espetáculos convidados, como por exemplo, a São Paulo Companhia de Dança, e com as ações formativas que trazem workshops, residências, rodas de conversa e encontros, sempre com grandes profissionais.

 

*Colaborou: jornalista Paula Pessoa


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×