Procon alerta consumidor para pagamento de boletos falsos
07/06/2022 10:54
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O consumidor também pode fazer uma reclamação sobre a questão do boleto falso na sede do Procon - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Avelino Israel
Secretaria de Apoio Jurídico

Realizar transações financeiras pela internet é mais prático, rápido e seguro. Ao menos é o que defendem as empresas que utilizam o meio virtual para oferecer e vender seus produtos e serviços, como bancos e lojas, por exemplo.

Mas será que, ao utilizar este sistema, o consumidor pode confiar que nada dê errado e que está livre de possíveis golpes?

Se você é uma das muitas pessoas que paga suas contas ou faz compras pela internet, seja pelo computador ou aplicativo de celular, fique atento a algumas situações que podem se tornar um grande problema e até gerar prejuízos ao seu orçamento.

Para evitar que isso aconteça, o Procon de São José dos Campos tem algumas dicas importantes.

Fique atento aos detalhes

O golpe, muitas vezes, começa no e-mail que o consumidor recebe o boleto para pagamento. Neste caso, é preciso se certificar de quem enviou o documento e desconfiar de qualquer coisa diferente, seja na identificação do emissor ou no corpo da própria mensagem do e-mail. Na dúvida, não abra.

Se as informações estiverem corretas e o e-mail for aberto, antes de efetuar o pagamento o consumidor deve conferir se todos os dados do boleto estão de acordo, como: nome e CNPJ da empresa emissora, valor da transação financeira e números do código de barra.

Mesmo assim, em algumas situações, o boleto pode ser falso ou clonado. Neste caso, o consumidor só vai conseguir identificar algum problema antes de finalizar o pagamento, quando o próprio sistema do banco mostrar quem é o beneficiário na tela de confirmação. Se este dado já for diferente, desconfie de golpe, não pague e faça contato com a empresa.

O que fazer

Caso nenhum destes detalhes sejam observados e o possível boleto falso ou clonado venha a ser pago, a orientação do Procon é que o consumidor registre o fato junto ao fornecedor e ao seu banco, bem como ao banco responsável pela transação financeira (aquele que aparece no boleto).

Como a situação envolve uma possível fraude, o Procon também recomenda que o consumidor faça um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil (nestes casos é possível fazer pela internet), para que o caso seja investigado. E também no próprio Procon, para uma análise detalhada da situação.

Outras recomendações

O Procon também faz outras recomendações relativas às transações financeiras feitas pela internet:

- Nunca pague boletos ou faça transferência bancária a título de liberação de empréstimo.

- Confira atentamente os dados do boleto bancário ou do destinatário do PIX antes de efetivar a transação financeira.

- Jamais faça empréstimos por telefone.

- Não forneça seus dados pessoais em ligações telefônicas recebidas.

- Não mande fotos tipo selfie para fazer cancelamento de empréstimos ou produtos, prefira ir à agência bancária para resolver esse tipo de problema.

- Jamais entregue o seu cartão de crédito a pessoas desconhecidas.

- Cuidado com ofertas de emprego ou estágio, condicionadas ao pagamento de taxas de inscrição ou qualquer cobrança. Isso, normalmente, é golpe.

- Atenção quando a oferta for extremamente vantajosa e muito diferente do que ofertado normalmente no mercado.

 

Procon de São José dos Campos
Rua Paulo Setúbal, 200 – Jardim São Dimas
Tels.: 151 ou 3909-1440 – procon.sjc.sp.gov.br


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