Olimpíada de matemática terá mais de 15.400 alunos da rede
06/06/2022 14:51
17ª OBMEP na rede de ensino municipal - exemplo Emefi Elza Regina
As escolas da rede têm presença garantida na Obmep com medalhas e destaques, como da Emefi Elza Regina Bevilacqua - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Mais de 15.400 alunos de 44 escolas municipais de ensino fundamental integral da rede de ensino de São José dos Campos vão participar, nesta terça-feira (7), da 17ª Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). 

A prova nacional visa estimular e promover o estudo da matemática, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, estimulando o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e contribuindo para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas.

A avaliação será aplicada nas escolas, conforme agendamento de cada unidade escolar. A rede de ensino municipal tem participação expressiva, com aumento de alunos nas dez últimas edições. 

A 16ª Obmep 2020 foi realizada em 2021 devido à pandemia. A premiação em São José será no próximo dia 25, no auditório da Igreja da Cidade, com 256 estudantes da rede premiados, desde menção honrosa até medalhas de bronze, prata e ouro (totalizando 53 medalhas). 

Matemática premiada

Uma das escolas que se destaca com alunos premiados nas edições da Obmep é a Emefi Elza Regina Ferreira Bevilacqua, no Jardim Estoril. Neste ano, das 53 medalhas (bronze, prata e ouro) conquistadas pelas escolas municipais, seis irão para a escola Elza Regina, sendo duas de ouro, duas de prata e duas de bronze.

O incentivo para a participação em olimpíadas, campeonatos e demais atividades extras na escola se dá diariamente, com sensibilização e convite aos estudantes para reconhecer e despertar potenciais de aprendizagem, além de aulas com resolução de exercícios. 

"É muito bom participar da Olimpíada, sempre gostei de Matemática e ganhei uma medalha na última edição. Com a Olimpíada vem outras oportunidades, como participar do programa de iniciação científica e ter estudos mais avançados. Quando vi a lista de premiados, quase não acreditei, fiquei muito feliz e animada. Busco melhorar a cada edição", diz Camilly Vitória Almeida de Sousa, 7º ano, de 13 anos. 

"A prova da 1ª fase achei mais fácil, mas na segunda estava um pouco difícil. Espero avançar neste ano, ir bem na Olimpíada e conseguir uma medalha de ouro", destaca Victoria Pereira Sousa de Assunção, 7º ano, de 13 anos. 

Sobre a Obmep

O público-alvo da Obmep é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. A Obmep é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×