Vila Tesouro recebe exposição de artes visuais e capoeira angola
02/06/2022 16:06
Exposição figuras folclóricas
As ilustrações do artista Lucas Fowl ficam expostas até o dia 30 - Foto: Ilustração

Bianca de Aquino
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A 17ª Semana Chico Triste já começou na casa de cultura que leva o nome do patrono, localizada na Vila Tesouro, região leste de São José dos Campos. Neste ano, haverá exposição de artes visuais e apresentação de capoeira angola aberta à comunidade.

A mostra Folclore Brasileiro, do artista Lucas Fowl, traz ilustrações digitais impressas e emolduradas. Em linguagem contemporânea, as obras retratam o lúdico, a história e o significado da cultura popular. Segundo Fowl, as lendas e figuras folclóricas misturam fatos com pitadas de fantasia e procuram dar explicações às coisas que os povos primitivos não conseguiam explicar.

No dia 10, o grupo Angoleiros do Sertão apresenta roda de versos, com ritmos e gingas numa levada cheia de axé. É a cultura popular pulsante em clima de celebração por meio do evento Capoeira Angola e Samba Rural.

Os eventos são gratuitos e não têm a necessidade de reservar ingressos. É só chegar e participar.

Programação

Folclore Brasileiro

  • Até o dia 30
  • Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 21h

Capoeira Angola e Samba Rural

  • Dia 10, às 19h

Casa de Cultura Chico Triste

  • Rua Milton Cruz, Vila Tesouro

Chico Triste

Francisco da Silva, mais conhecido como Chico Triste, foi um importante folclorista. Sergipano, nascido em 5 de junho de 1918, contribuiu muito para a cultura do Vale do Paraíba com crônicas e estudos. Além de folclorista, era jornalista e professor. A semana em homenagem a ele existe desde 2005, realizada sempre em junho, com diversas atividades gratuitas para a população.


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×