S. José terá encontro sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais
01/06/2022 17:18
Roda de Conversas Pancs. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 08-04-2022
O evento é aberto ao público e acontece a partir das 9h, na Casa do Café - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos realiza, nesta sexta-feira (3), mais uma roda de conversa sobre as Pancs (Plantas Alimentícias Não Convencionais). O evento, que faz parte da Semana do Meio Ambiente, é aberto ao público e acontece a partir das 9h, no auditório da Casa do Café, que fica no Parque da Cidade, localizado na avenida Olivo Gomes, 100, em Santana.

O encontro é uma parceria entre o Núcleo de Nutrição da Secretaria de Saúde e a Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade. As rodas são abertas à população e acontecem mensalmente.

Cada encontro aborda uma Panc específica, apresentando seu valor nutricional, modo de consumo e cultivo, degustação da planta in natura e em preparações, visita à Horta Modelo e fornecimento da muda da Panc aos participantes, ampliando o acesso às plantas.

As Pancs deste encontro serão a feijão guandu (Cajanus cajan) e pariparoba (Pothomorphe umbellata), destacando sua utilização na agricultura como adubação verde para recuperação e nitrogenação do solo.

Se consumidos secos, os grãos do feijão guandu apresentam teor de proteína superior aos feijões preto e mulatinho, já as folhas da pariparoba são ricas em cálcio e em compostos bioativos com características antioxidantes e anti-inflamatórias que previnem o câncer e doenças cardiovasculares.

O objetivo da ação é promover a alimentação saudável de forma orgânica e também sustentável, com foco na discussão sobre o benefício do resgate ao cultivo e consumo das Panc.

Pancs

As Plantas Alimentícias Não Convencionais representam um grupo de hortaliças rústicas, que se desenvolvem bem em pequenos espaços, sem necessidade do uso de agrotóxicos.

Seu consumo habitual era dentro das organizações familiares, que acabou se perdendo com a modernização da indústria e agricultura. Deste modo, o resgate ao consumo dessas hortaliças valoriza a cultura e conhecimento regional, permite o acesso a alimentos orgânicos de baixo custo e alto valor nutricional e promove uma alimentação saudável.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×