Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde
“A minha expectativa agora é que, se Deus quiser, eu consiga parar de fumar”, disse Zilda dos Santos, de 66 anos, moradora do Jardim Satélite. Ela participou de uma ação da Prefeitura nesta terça-feira (31), que teve o objetivo de ajudar as pessoas que desejam parar de fumar.
A atividade, que aconteceu nas 40 UBS’s Resolve (Unidades Básicas de Saúde), marcou o Dia Mundial sem Tabaco.
Na ação, profissionais da Secretaria de Saúde apresentaram dados sobre os riscos do uso do cigarro, as formas de tratamento para deixar o vício e os benefícios, quase que imediatos, que uma pessoa pode ter ao deixar de fumar.
Além dessa conscientização, as pessoas que passaram pela abordagem dos profissionais tiveram a oportunidade de ficar 24 horas sem fumar, com o uso do adesivo de reposição de nicotina, entregue gratuitamente.
Para isso, foi solicitado o preenchimento de um questionário que identifica o grau de dependência do usuário, além de uma avaliação da equipe de enfermagem antes da aplicação do adesivo.
“É uma boa oportunidade para quem tem realmente vontade de parar. Quando me abordaram, eu pensei: ‘vou’. O pessoal é atencioso, não dá pra perder essa oportunidade, até porque é tudo de graça também”, disse Zilda dos Santos.
Quem também deu o passo inicial para parar de fazer uso de cigarros foi Sueli Nascimento, de 52 anos, moradora da Vila São Bento, na região sul. Ela conta que, entre idas e vindas, fumou durante quatro anos.
“Não é muito tempo, mas eu decidi parar porque já estava começando a perceber que estava me fazendo mal. Eu me sentia mal. É só o começo, mas eu espero nunca mais precisar, nem ter vontade de comprar cigarro”, afirma Sueli.
E o objetivo da ação foi justamente esse. Além de auxiliar, despertar e motivar essa força de vontade daqueles que querem parar com o vício.
Independente da ação marcada para o Dia Mundial sem Tabaco, as pessoas que tiverem interesse em parar de fumar, podem procurar qualquer uma das 40 unidades da rede, onde serão orientadas e encaminhadas para o tratamento.
Benefícios ao parar de fumar
- Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
- Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
- Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
- Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
- Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
- Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.
Dia Mundial sem Tabaco
O Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, foi criado em 1987 pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.