Diálogos sobre Folclore promove primeiro encontro nesta segunda
Atualizado em 25/07/2022 - 14:37
Exposição Parteiras Tradicionais e Museu Vivo
Exposição temporária no Museu do Folclore destaca o trabalho da parteira tradicional - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

A cientista social e arte-educadora Bianca Lanu abre nesta segunda-feira (25), às 19h, o primeiro encontro do projeto Diálogos sobre o Folclore, realizado virtualmente pelo Museu do Folclore de São José dos Campos, em parceria com o Museu da Parteira, de Pernambuco.


A palestrante Bianca Lanu

A mediação será feita pela pesquisadora do Museu do Folclore, Laís Araújo. Neste ano, o projeto tem como título Mãos que Amparam: Diálogos sobre o Parir e o Partejar e prevê mais dois encontros nesta terça (26) e quarta-feira (27), no mesmo horário (veja programação abaixo). A participação é gratuita, e a inscrição deve ser feita pelo formulário online. O museu emitirá certificado para os inscritos.

A palestrante abordará o tema Da casa para o hospital: a mudança de paradigma no cenário do parto e nascimento no Brasil, destacando as mudanças sociais que impactaram as formas de parir e nascer, bem como o momento de transformação do cenário onde ocorrem os nascimentos.

Bianca Lanu também é mestranda em antropologia, pesquisa sobre etnobotânica, povos e comunidades tradicionais, além de acompanhar partos domiciliares. Em 2012 realizou um levantamento etnográfico sobre as parteiras caiçaras de Cananeia, no Vale do Ribeira (SP).

Transmissão

Os encontros serão transmitidos pelo Google Meet e pela página do museu no Facebook, das 19h às 20h30. O tema deste ano é uma extensão da exposição temporária aberta em maio pelo museu, que tem como foco as histórias das parteiras tradicionais.

Programação

2° ENCONTRO: DIA 26 (TERÇA)

A Valorização da Parteira Tradicional – O Museu da Parteira e a realização do Inventário Nacional de Referências Culturais (INRC) das Parteiras

Palestrantes

  • Elaine Muller – Antropóloga, professora do Departamento de Antropologia e Museologia (DAM/UFPE), integrante do Museu da Parteira, coordenadora do Expolab (DAM/UFPE)
  • Maria Fernanda da Silva – Enfermeira obstetra por formação, filha de Zefinha, uma das parteiras que idealizou o Museu da Parteira, presidente da Associação de Parteira de Caruaru

(*) Nesse mesmo dia haverá exibição de fotos que compõem o acervo do Museu da Parteira, de autoria do fotógrafo e pesquisador Eduardo Queiroga 

3° ENCONTRO: DIA 27 (QUARTA)

Roda de conversa com parteiras e lideranças de alguns estados brasileiros

Roda de conversa entre parteiras tradicionais do norte e nordeste, partilhando seus saberes, os desafios do ofício e como seguem resistindo para viabilizar sua prática em suas comunidades.  

Museu do Folclore


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×