Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Junte um lindo dia de sol em pleno inverno, os encantos do Parque da Cidade e 200 idosos com muita disposição de viver e se divertir.
O resultado? Uma manhã mágica, em que foram celebradas a alegria, a amizade e as belezas de São José dos Campos.
Nesta sexta-feira (22), em mais uma atividade em comemoração aos 255 anos de São José, que serão celebrados na próxima quarta-feira (27 de julho), frequentadores das Casas do Idoso Centro, Sul, Leste e Norte visitaram o Parque da Cidade.
Durante três horas, eles riram, brincaram, alegraram-se, dançaram, fizeram ginástica e caminharam pelos bosques deslumbrantes de um dos principais cartões-postais do município.
A visita foi organizada pelas coordenações das quatro Casas do Idoso, subordinadas à Secretaria de Apoio Social ao Cidadão.
A ginástica da aula de ritmos foi um dos destaques do passeio. Foto: PMSJC
Amor à primeira vista
Com muita vitalidade aos 84 anos, a aposentada Thereza Medeiros viveu um dia de sonho. O amor dela por São José, cidade da filha em que está passando uma temporada que já dura três meses, só aumentou após conhecer o Parque da Cidade.
Nem precisava de palavras para descrever sua emoção. Os olhos da amazonense que mora atualmente no Rio de Janeiro diziam tudo: primeiro brilharam, depois veio o choro de alegria de alguém que ama a vida e os prazeres por ela proporcionados.
"Valeu o passeio, valeu a sexta-feira. Que dia maravilhoso. Estou amando tudo. Desde que cheguei em São José há três meses, só tenho surpresas boas", disse Thereza, que com sua simpatia encanta todos que com ela convivem.
"Primeiro, foi a Casa do Idoso Centro. Fui conhecer no meu primeiro dia em São José e continuo indo todos os dias. Que local agradável, onde nos sentimos acolhidos e amados. E agora este Parque da Cidade, que me deixou maravilhada", completou.
Visita teve ainda caminhada pelos bosques. Foto: PMSJC
Novos adeptos
E não são só os visitantes que se encantam com as Casas do Idoso. Após o passeio desta sexta-feira, as unidades que são referência de infraestrutura, qualidade e bom atendimento em todo o Estado de São Paulo ganharam mais um adepto.
"Minha mulher frequenta a Casa do Idoso. Eu nunca fui, mas gostei tanto deste passeio e deste alto astral que vou passar a frequentar também", afirmou o aposentado Osvaldo Custódio, de 66 anos.
"Gostei de tudo do passeio, principalmente da ginástica. Atividades e visitas como esta deveriam ser mais constantes", completou.
Parque Vicentina Aranha também recebeu atividade com idosos. Foto: PMSJC
Mais atividades
Em mais uma ação envolvendo idosos nesta sexta, a Prefeitura realizou roda de conversa com o tema "A Arte de Envelhecer com Sabedoria" no Parque Vicentina Aranha, na região central.
O bate-papo foi promovido pela Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, por meio da Assessoria de Políticas e Direitos dos Idosos.
As rodas de conversa terão continuidade em agosto, desta vez nas quatro Casas do Idoso.
Thereza Medeiros Aposentada de 84 anos
Gostou do passeio ao Parque da Cidade? Estou muito feliz. Não esperava este envolvimento, esta alegria, esta participação, este amor, este cuidado, este carinho, esta amizade. É tudo que a gente precisa.
A senhora é do Rio de Janeiro e está passando temporada em São José. O que achou da cidade? Sim. Gostei muito. Já estou em São José há três meses. No meu primeiro dia, já fui para a Casa do Idoso Centro. Minha filha já tinha feito a minha matrícula.
A Casa do Idoso te agradou? Demais. É uma bênção. A Prefeitura está de parabéns por manter estruturas tão boas nas Casas do Idoso. Tem tudo lá. Me ofereceu tudo. Encontrei tudo que precisava. Amizade, acolhimento, atenção e muitos afazeres. Já aprendi muita coisa, de bordado, de pintura, de exercício físico. Enfim, a Casa do Idoso é completa. Chego às 8h e saio às 17h todos os dias. Não falto e não perco nenhuma atividade. Realmente, desconhecia este trabalho desenvolvido pela Prefeitura. Estou repleta de alegria, de felicidade, de encantamento pelo envolvimento dos idosos com o que a Prefeitura lhes oferece. Estamos em uma idade em que precisamos de afazeres. Encontramos tudo nas Casas do Idoso. Realmente, é impressionante.
A senhora mora no Rio. Lá tem estruturas como das Casas do Idoso de São José? Desconheço. Pode ser até que tenha. Onde eu moro, em Copacabana, tem o Senac, onde fiz alguns cursos de artesanato. Volto a dizer que estou encantada com a Casa do Idoso. É completa. Não podia ser melhor. Tem tudo. Só não desfruta quem não quer. E tudo facilitado. Tudo aberto. Não te cobram nada. É só amor, alegria, participação e envolvimento. É tudo que precisamos. Só tenho a agradecer à Prefeitura por este momento que estou vivendo.
E hoje a senhora conheceu o Parque da Cidade. Qual foi sua impressão? Falaram deste passeio e disse: estou dentro. Estava ansiosa, Acordei às 6h, fiz café e já me arrumei para chegar logo. Não conhecia o Parque da Cidade. Que lugar lindo e maravilhoso. Estou em um lugar em que estou me sentindo muito grata. Valeu o passeio, valeu a sexta-feira. Estou realizada. Thereza Medeiros: exemplo de animação e vontade de viver. Foto: PMSJC |
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.