Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A rede de proteção integral de crianças e adolescentes de São José dos Campos foi destaque em seminário promovido pela Prefeitura nesta sexta-feira (8).
O evento, realizado em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), reuniu cerca de 300 pessoas de sete cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
A principal atração foi a palestra "Educação Social e Educação Integral: Desafios para o Desenvolvimento e a Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente", ministrada pela professora doutora Isa Maria Rosa Guará.
Presidente da Neca (Associação de Pesquisadores e Formadores da Área da Criança e do Adolescente), ela contribuiu nos últimos 20 anos para a formação e evolução da rede de proteção integral de crianças e adolescentes de São José nos serviços de cuidados, atendimento e acolhimento em abrigos municipais.
"A Prefeitura de São José está de parabéns por realizar seminários como este, que são fundamentais para sensibilização e conscientização. O conhecimento tem que ser constantemente construído e compartilhado", disse a mestre e doutora em Serviço Social, com especialização em Psicopedagogia.
"A rede de proteção integral de crianças e adolescentes de São José é referência e exemplo. Por isto, a cito em todos os lugares do Brasil onde vou. As equipes da Prefeitura que atuam nesta área estão sempre avançando porque aceitam inovações e mudanças e têm coragem de enfrentar os desafios", completou.
Apresentação da equipe Peti: brincar sim, trabalhar não. Foto: Adenir Brito/PMSJC
Avanços
Também presente ao seminário, o juiz da Vara da Infância e Juventude de São José, Marco César Vasconcelos Souza, também destacou a importância do encontro.
"Hoje, mais do que nunca, é imprescindível ter muito bem definido no que consiste exatamente a proteção integral de crianças e adolescentes. Daí a importância deste evento".
Cuidados constantes
A Prefeitura mantém programas e ações constantes de cuidado com as crianças e adolescentes.
De março de 2021, quando a Prefeitura implantou a abordagem especializada do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), até março deste ano, 165 crianças e adolescentes voltaram a estudar ou foram encaminhados para a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) e para programas de trabalho protegido, como o Jovem Aprendiz.
As famílias, geralmente em situação de vulnerabilidade social, também são acompanhadas, através da inserção em programas, projetos e serviços municipais.
A Prefeitura também reforçou as ações do programa Criança Feliz, que acompanha atualmente 1.065 crianças, de 0 a 3 anos, e suas famílias e cuidadores.
O objetivo é promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, ampliando e fortalecendo as ações de políticas públicas.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.