GCM de São José inicia formação da Guarda de Caraguatatuba
04/07/2022 15:24
GCM Caraguá
Novos guardas municipais de Caraguatatuba em aula inaugural em São José, onde receberão treinamento de formação - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Sheila Faria
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A Guarda Civil Municipal de São José dos Campos abriu oficialmente nesta segunda-feira (4) o curso de formação da GCM de Caraguatatuba. A aula inaugural foi realizada no Cefe.

“Nossa guarda vai ser formar aprendendo com a melhor GCM do Estado e do país. A Guarda de São José é referência nacional. A previsão é que os novos guardas de Caraguá já estejam atuando nas ruas na temporada de verão, que começa em dezembro”, afirmou o prefeito de Caraguatatuba, José Pereira Aguilar Júnior.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana e Proteção ao Cidadão de Caraguatatuba, Marcel Luiz Giorgeti, por meio de um convênio intermunicipal a nossa GCM vai receber esse treinamento para 63 homens e 7 mulheres, com 640 horas de aula.

“A criação da GCM em Caraguatatuba faz parte do nosso plano de governo desde 2017. O concurso foi feito em 2019 mas em razão da pandemia só foi retomado agora. Para nós, é um presente e uma honra receber a formação pela GCM de São José”, afirmou.

O curso para formar a GCM de Caraguatatuba seguirá a mesma grade curricular usada para formação de novas turmas da GCM de São José, com aulas teóricas e práticas, com noções de Direito, Ética, Cidadania, Postura Profissional, Patrulhamento Comunitário, entre outras disciplinas.

Marco

Para o superintendente da GCM de Caraguá, Cláudio Dias de Oliveira, o convênio entre as duas cidades já é referência. “É uma guarda formando outra, do zero”, disse.

“É um momento histórico para nós que, por meio de um convênio entre as Prefeituras, iniciamos agora a formação da GCM de Caraguatatuba. É um convênio inédito”, afirmou o comandante da GCM de São José, Carlos de Queiroz Alvarez.