Vicentina Aranha recebe visita guiada no sábado
31/01/2022 16:18
Visita Vicentina Aranha
Visita guiada ao Parque Vicentina Aranha conta a história de um dos patrimônio de São José dos Campos - Foto: Adenir Britto/PMSJC

José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O Parque Vicentina Aranha recebe neste sábado (5) a visita guiada do programa City Tour, que oferece passeios gratuitos por diversos atrativos turísticos de São José dos Campos.

Durante a visita, moradores e turistas terão a oportunidade de conhecer melhor a história do Vicentina Aranha, tombado como patrimônio histórico do município.

Entre os locais que estão no roteiro da visita estão o Memorial do Padre Rodolfo Komorek, necrotério, biblioteca, além de uma trilha guiada pelos bosques do parque com engenheiro florestal.

Locais que se encontram em obras de restauração, como o Pavilhão Central, serão visitados apenas externamente.

As inscrições poderão ser feitas pela Central 156 ou pelo e-mail turismo@sjc.sp.gov.br até a próxima sexta-feira (4). Estão sendo oferecidas 15 vagas. As inscrições excedentes são selecionadas para os próximos passeios.

Todos os protocolos de segurança contra a covid-19 determinados pelo Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus são seguidos pelo programa City Tour.

Patrimônio de São José

O Parque Vicentina Aranha é patrimônio histórico da cidade tombado pelo Comphac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de São José dos Campos) e pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

O Vicentina ocupa uma área de 84.500 m², com 80% de área verde e pistas de caminhada, além de pavilhões projetados pelo arquiteto Ramos de Azevedo, representando um espaço fundamental de preservação ambiental e história da cidade.

Em 2006, a Prefeitura Municipal de São José dos Campos adquiriu o Antigo Sanatório, que foi reaberto ao público no ano seguinte

Em 2011, a Organização Social AJFAC (Associação Joseense para o Fomento da Arte e da Cultura), assumiu a gestão do Parque e desde então vem trabalhando com a conservação, manutenção e o restauro das edificações.

Em 2012, foi iniciada a primeira fase de um grande projeto arquitetônico que tem como finalidade o restauro de todo o patrimônio edificado do Parque. Dos pavilhões existentes, três já passaram por obras estruturais e um foi restaurado em sua totalidade.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

×