Sheila Faria
Secretaria de Proteção ao Cidadão
A Defesa Civil de São José dos Campos intensificou o monitoramento em áreas que são mais vulneráveis ao acúmulo de chuva na cidade, em razão da previsão meteorológica indicar que vai continuar chovendo ao longo da semana.
Com o solo encharcado, é preciso redobrar a atenção ao menor indício de movimentação de terra e acionar a Defesa Civil nos casos de suspeita de deslizamento.
Diariamente, a Defesa Civil verifica os pluviômetros da cidade instalados na região norte (Buquirinha, Chácara Boa Vista, Freitas, Vila Paiva, Jardim Santa Matilde, Vila Cândida e Altos de Santana), região sul (Rio Comprido), sudeste (Residencial Flamboyant e São Leopoldo) e leste (Jardim Jussara e Jardim Paulista).
Com eles é possível medir os milímetros de chuva do dia e o que fica acumulado em 72 horas, para orientar o trabalho de prevenção nas encostas e barrancos.
Sinais
A população pode ajudar observando sinais dentro de casa, como aparecimento de trincas no chão, paredes e muros e portas e janelas que se tornaram emperradas de uma hora para outra.
Também é preciso ficar de olho nos alertas da Defesa Civil, que são emitidos com informações fornecidas pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais). É possível receber alertas de emergência enviando o CEP para o telefone 40.199.
A Defesa Civil funciona 24 horas e pode ser acionada pelo telefone 190. Consulte a Cartilha do Zé Garoa, que tem dicas de prevenção para os casos de tempestades com raios, enchentes (o que fazer antes, durante e depois) e como evitar deslizamentos.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.