População participa de descarte consciente de resíduos
31/01/2022 16:12
Adriana
Moradora do bairro Santa Júlia, na região sudeste, Adriana Hamada Silva considera muito útil ter um PEV próximo da sua residência - Foto: PMSJC

Rosi Masiero
Secretaria de Manutenção da Cidade

Os joseenses estão cada vez mais usando os 15 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) localizados em todas as regiões da cidade, com o objetivo de descartar corretamente resíduos que podem ser reaproveitados. Alguns dos itens que são recebidos nesses locais tiveram um crescimento considerável em 2021.

A arrecadação de óleo de cozinha em 2021, por exemplo, cresceu 67,3% em relação ao ano anterior. Assim foi também com pneus usados, cujo aumento foi de 65%. Pilhas e baterias alcançaram mais 8,07% e os Resíduos de Construção Limpo somaram 9,8% a mais.

Moradora do bairro Santa Júlia, na região sudeste, Adriana Hamada Silva considera muito útil ter um PEV próximo da sua residência. “Separo os materiais em casa, venho até aqui e coloco nos locais certos”, contou.

Para ela, além de ter uma consciência ambiental, quem faz a entrega em uns dos PEVs sabe que está descartando algo que não se quer, mas que pode ser reaproveitando. “Eu trouxe um notebook quebrado, tábuas de madeiras, resto de pisos, não acumulo nada mais em casa”, enfatizou Adriana.

O número de itens que são deixados nos PEVs em 2021 são impressionantes. Só de unidades de colchões foram 7.533, de sofás foram 11.202, de lâmpadas 34.796, de objetos eletrônico mais de 10.600.

Os pontos recebem itens como restos de obras de construção, móveis e aparelhos domésticos, pilhas, baterias, lâmpadas inteiras, restos de poda, tinta, vidros, aparelhos eletrônicos e óleo de cozinha.

O destino dos resíduos

Quase tudo que é deixado nos PEVs tem destino certo e em local certificado. O entulho recebido é processado e reutilizado pela Prefeitura em obras de manutenção como cascalhamento de estradas rurais e base para passeios públicos.

Qualquer munícipe pode utilizar-se do PEV, mais perto de sua casa, depositando o volume até 1m³ ou seja, o volume de um porta-malas de carro de passeio, de resíduos.

Vale ressaltar que o PEV é um local oferecido pela Prefeitura aos joseenses gratuitamente, porém cada pessoa deve fazer seu próprio descarte de material nas caçambas ou nas baias separadas para receber determinados produtos.

- Os PEVs funcionam de segunda a sábado, das 8h às 17h. Já domingo e feriados das 8h às 12h.

Endereço dos PEVs

Oeste
Eco-PEV Urbanova - Avenida Dr. Dilson Lara, 80 , Residencial Monserrat

Sul
Campo dos Alemães – Avenida dos Evangélicos, 601
Dom Pedro II – Rua Antônio Eduardo Alvarenga, 130
Residencial Gazzo – Rua Arcílio Moreira da Silva (ao lado do cemitério Colonia Paraíso
31 de Março – Rua Guidoval, 100
Jardim Satélite – Rua Estrela Dalva, 135
Interlagos – Rua Ubirajara Raimundo de Souza, 21

Leste
Galo Branco – Avenida Benedito Luiz Medeiros, 811
Novo Horizonte – Rua dos Topógrafos 9esquina com a Av. Tancredo Neves
Copacabana – Rua Charles Diamond (em frente a Praça Joaquim Figueira de Andrade)

Sudeste
Eco-PEV do Jardim Santa Luzia – Av. Vicente Brandão, 293

Norte
Altos de Santana – Av. Alto do Rio Doce, 1075 (ao lado da EMEF Prof. Vera Babo de Oliveira)
Vila Jaci – Esquinas das ruas Xavantes e João Batista Lopes

Centro
Martins Pereira (Vila Progresso) – Rua Ana Gonçalves da Cunha (ao Lado do estádio)

São Francisco Xavier
Eco-PEV – Rua Joaquim Cláudio da Silva, s/n


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade

Prefeitura SJC

×
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.