Prefeitura reorganiza e melhora rede de saúde mental
22/01/2022 11:07
Inauguração de Sala de Leitura no CAPS Infantil no Monte Castelo
Sala de leitura do Caps Infantil Centro; nova unidade adulta começa a funcionar nesta segunda no Torrão de Ouro - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

A partir desta segunda-feira (24), os atendimentos da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Saúde Mental irão acontecer na Unidade Emergencial em Saúde Mental 24 horas, nas dependências do CVV (Centro de Valorização da Vida) Francisca Júlia, que fica na Estrada Dr. Bezerra de Menezes, 700,  no bairro Torrão de Ouro, na região sul de São José dos Campos.

No local da atual UPA de Saúde Mental, será criada uma Unidade de Saúde Mental, o Caps AD 3 (Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas) Psicóloga Magaly Aparecida do Amaral Patrício Indiani, cujos atendimentos terão início no próximo dia 31 de janeiro.

As mudanças integram a reorganização da rede de saúde mental do município e são necessárias para adequação às legislações vigentes e às normas e regras do Ministério da Saúde.

A readequação da UPA de Saúde Mental é uma parte da organização de toda a rede de saúde mental, não só com a criação da Unidade de Saúde Mental - Caps AD 3, mas com a recomposição do quadro de profissionais nos demais equipamentos, o que irá melhorar e ampliar a resolução das ações em saúde mental.

UPA de Saúde Mental

A UPA de Saúde Mental é um equipamento que, embora esteja instituído no município desde 1982, não consta na organização da Rede de Atenção Psicossocial, prevista nas legislações vigentes. Por isso, é necessário que seja feito o redimensionando e adequação da rede.

Com a readequação, a população terá um ganho significativo com uma estrutura predial nova e adequada para o serviço, aumento de recursos humanos e um atendimento específico de uma Unidade de Pronto Atendimento. Ou seja, para atender crises, urgência e emergência.

Com a transferência para o novo endereço e a criação do Caps AD 3, haverá ainda a readequação de fluxo, com a melhora na triagem e diminuição no tempo de espera para os atendimentos. Com isso, será possível ainda potencializar as ações de acolhimento e atendimento.

Além da própria Unidade Emergencial em Saúde Mental 24 horas, os pacientes que necessitarem de atendimento de urgência ou emergência em saúde mental poderão procurar atendimento nas demais UPAS e hospitais.

No acolhimento realizado, sendo identificada necessidade de atendimento emergencial em saúde mental, será garantido o deslocamento ágil do paciente para a Unidade Emergencial em Saúde Mental 24 horas.

E se, no ato do acolhimento for identificada a necessidade de acompanhamento ambulatorial e não de urgência e emergência, os pacientes serão encaminhados aos Caps de referência e ambulatórios do município.

Nova unidade

O novo Caps AD 3 ampliará a assistência, com atendimento 24 horas para os pacientes em tratamento de dependência química e outros transtornos mentais. Será ainda responsável pelo suporte de atendimento noturno e aos finais de semana para os pacientes com transtornos mentais assistidos em outras unidades de saúde mental do município.

Todos os pacientes acolhidos na unidade, sendo identificada a necessidade de atendimento em urgência e emergência, serão encaminhados para a Unidade Emergencial em Saúde Mental 24 horas e se necessário, o transporte será realizado na ambulância da unidade.

Leitos

O Caps AD 3 terá ainda 10 leitos mistos que servirão para internações de curta permanência (até 14 dias), quando identificada a necessidade em pacientes acompanhados pelos Caps. Esse serviço, consequentemente, irá diminuir o número de internações psiquiátricas de longa permanência, possibilitando o aumento da capacidade de atendimento em torno de 500 casos por mês.

Cada paciente inserido no Caps AD 3 contará com um projeto terapêutico singular e individual, construído entre o paciente, seus familiares e equipe multidisciplinar (médicos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, psicólogos, técnicos de enfermagem). Este modelo privilegia a autonomia e participação ativa do paciente em seu tratamento.

O Caps busca acompanhar os pacientes e seus familiares por meio de uma clínica ampliada, possibilitando a reinserção social dos pacientes, seu processo de reabilitação psicossocial, o direito à cidadania e o acesso ao trabalho e ao lazer, seguindo as diretrizes da Reforma Psiquiátrica.

Medicamentos

O novo Caps AD 3 será a referência da região sul na dispensação de medicamentos controlados.

Atualmente, a dispensação está centralizada no ambulatório do CVV (Centro de Valorização da Vida), que fica no centro, atende em média 8.000 pacientes e permanecerá com a distribuição para as demais regiões do município.

Essa medida irá beneficiar toda a população da região sul, que representa aproximadamente 50% dos atendimentos, diminuindo o tempo de espera nas filas para retirada de medicamentos.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×