Esperança pelo fim da pandemia marca um ano de vacinação
Atualizado em 20/01/2022 - 17:47
São José inicia vacinação da 1ª dose contra Covid-19. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 20-01-2021
Profissionais da saúde e idosos foram os primeiros a receber a vacina - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Rodrigo Luiz Ribeiro
Secretaria de Saúde

Há exatamente um ano, a esperança chegou à população de São José dos Campos com o início da vacinação contra a covid. Hoje, quase dois anos enfrentando a pandemia, o desejo é que a pandemia termine e todos possam voltar se abraçar e confraternizar, sem máscara e peso na consciência.

Coincidentemente, no mesmo dia em que marca o início da vacinação na cidade é comemorado o Dia do Farmacêutico. Esses profissionais de saúde têm permanecido na linha de frente e feito jus ao que disse Monteiro Lobato: “O farmacêutico tem o mesmo lema que o soldado, ou seja, servir: um serve à pátria; o outro à humanidade".

Em São José dos Campos, os farmacêuticos Everson Sarmento Pinto e Márcia da Costa Coelho trabalharam na noite do recebimento das primeiras doses de imunizantes. Desde então têm atuado na distribuição para os postos de vacinação.

“Foi emocionante ver a chegada do caminhão", lembra Everson. "Cada vez que vinham retirar as vacinas para realizar a vacinação nos diversos locais da cidade era um misto de alegria, gratidão, alívio e principalmente esperança em dias melhores. Foi uma honra ter participado desse momento histórico para a cidade. Foi um esforço enorme de uma equipe que foi montada especialmente para realizar a logística das vacinas, incluindo farmacêuticos, enfermeiros, técnicos em logística, auxiliares de enfermagem, guardas municipais e diversos motoristas.”

A farmacêutica Márcia da Costa Coelho também se lembra daquele dia como um momento de esperança e destaca a importância da vacinação. “A chegada da vacina, há um ano, representou esperança para o combate à pandemia que estava levando muitas pessoas a internações e óbitos”, recorda. “Espero que a ciência continue as pesquisas voltadas ao aperfeiçoamento das vacinas e ao desenvolvimento de medicamentos para o tratamento dos casos de covid.”

Para Everson, a imunização é o caminho para o término da pandemia. “Espero que com o avanço da vacinação, principalmente agora das crianças, consigamos vencer essa escalada no número de casos para voltar a uma possível normalidade o mais rápido possível. Se não fosse a vacinação em massa, acredito que estaríamos em uma condição muito pior nas unidades hospitalares e na gravidade da doença.”

Imunização na cidade

São José dos Campos está com um bom índice de vacinados. No entanto, é importante que a população complete a imunização e fique ainda mais segura contra a doença. Considerando a população alvo, 98% tomaram a primeira dose, 94,1% a segunda e 36,5% a terceira ou dose de reforço. Foram 1.380.825 doses aplicadas no município.

Cerca de 40 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose e mais de 170 mil já poderiam ter recebido a terceira. A população deve ficar atenta à data de retorno para a imunização, já que houve uma redução de cinco para quatro meses para receber a dose de reforço.

Se uma pessoa recebeu a segunda dose de Coronavac, Pfizer ou Astrazeneca em 20 de setembro de 2021, por exemplo, já está apta a receber a dose de reforço. Caso algum morador de São José dos Campos tenha se vacinado em outro município, é importante que informe em qualquer UBS Resolve.

Vacina salva vidas

Vale lembrar que a imunização salva vidas e tem sido o melhor caminho para vencer o coronavírus. Em São José dos Campos, 14 dias após completarem a imunização, apenas 0,62% das pessoas contraiu a covid, 0,03% precisou de internação e 0,021% veio a óbito.

A vacinação ocorre nas UBS Resolve (13h às 17h), no Colégio Tableau (8h às 21h) e no CEFE (16h30 às 20h30). Além disso, o Vacimóvel, o carro da vacina, tem ido aos bairros de quarta a sexta-feira, das 17h às 21h.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×