Procon registra aumento de 4,78% no número de reclamações
Atualizado em 14/01/2022 - 17:19
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O atendimento presencial é feito na sede do Procon, onde o consumidor também pode registrar sua reclamação - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Avelino Israel
Secretaria de Apoio Jurídico

O Procon de São José dos Campos registrou 13.698 reclamações no ano passado, o que representa um aumento de 4,78% em relação às 13.073 de 2020. Elas fazem parte dos 121.430 atendimentos realizados pelo órgão no mesmo período, que também aumentaram 42,16% em comparação aos 85.416 registrados em 2020.   

O crescimento no número de reclamações, segundo o órgão, pode ser atribuído ao início do serviço Procon Digital, em maio de 2020. Desde então, o consumidor também pode fazer sua reclamação pela internet, no endereço procon.sjc.sp.gov.br.

Além do registro de reclamações e orientações ao consumidor, os atendimentos feitos pelo Procon incluem audiências de conciliação, encaminhamentos de casos para outros órgãos, orientações a fornecedores sobre dúvidas pontuais e palestras educativas (suspensas temporariamente em razão da pandemia).

Segmentos e empresas

Os dez segmentos com o maior número de reclamações em 2021 foram: instituições financeiras (2.783), telefonia móvel (2013), financeiras (959), comércio varejista (926), serviços em geral (813), energia elétrica (395), agências de viagem (328), faculdades/universidades (311), seguradoras (261) e fabricantes de eletrônicos (251).

Por empresas, o ranking de reclamações em 2021 é liderado pela Vivo (689), tendo na sequência o Grupo Claro/Net/Embratel/Nextel (646), Tim Celular (405), EDP (381), Caixa Econômica Federal (360), Banco Pan (263), Bradesco (262), Ficsa (257), OI Móvel (231) e Via Varejo Ponto Frio/Casas Bahia/Extra/Barateiro (230).

 

Procon São José dos Campos

Rua Paulo Setúbal, 220 – Jardim São Dimas (entrada pela avenida José Longo)

Tel.: 151 ou 3909-1440 -  procon.sjc.sp.gov.br

 


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