Prefeitura e parceiros plantam 25 árvores nativas no Vista Verde
Atualizado em 14/01/2022 - 17:19
Plantio de árvores no Parque Alambari região leste. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 30-09-2021
Plantio de árvores nativas realizado ano passado às margens do córrego Alambari, no Campos de São José; neste sábado haverá novo plantio - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Avelino Israel
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Como parte do programa Revitalização de Nascentes, a Prefeitura de São José dos Campos realiza, neste sábado (15), a partir das 9h, por meio da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, mais um plantio de 25 árvores nativas da Mata Atlântica e Cerrado.

O plantio é o primeiro do ano e ocorrerá no bairro Vista Verde (rua Cidade de Lima s/nº na pista de skate), em uma das nascentes do Córrego Alambari, com a participação da comunidade e parceiros, como a Saviver (Sociedade Amigos do Vista Verde) e a empresa GestBio. Após o plantio, os participantes também farão a limpeza da nascente.

A ação ainda contará com a participação de funcionários da SMC (Secretaria de Manutenção da Cidade), que auxiliarão nos preparativos para o plantio e na abertura dos ‘berços’ (locais para colocação das mudas).

A atividade integra o plano de trabalho do projeto Ecomuseu dos Campos de São José, que envolve 17 bairros da região leste. O projeto é desenvolvido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), mediante convênio com a Petrobras.

Cuidado da água

Segundo a Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, a revitalização de nascentes, por meio da recomposição da mata ciliar, propicia o cuidado da água para que ela retorne com mais qualidade para os rios.

No entanto, as águas destas nascentes não são indicadas para consumo humano, pois não passam por controle de qualidade necessário para este fim.

A população pode continuar contribuindo para os cuidados das nascentes não depositando lixo, entulho, não realizando queimadas ou soltando animais para pastagem em suas áreas.