José Roberto Amaral
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
As soluções inovadoras de São José dos Campos na gestão pública chamaram a atenção da cidade de Itajaí (SC) e da direção estadual do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em visita ao Parque Tecnológico nesta quarta-feira (23).
As comitivas assistiram uma apresentação sobre vários sobre projetos de “smart cities” e tiveram a oportunidade de conhecer o CSI (Centro de Segurança e Inteligência) e o Nexus, hub de apoio às startups do Parque Tecnológico, além de várias empresas que desenvolvem projetos voltados à inovação e tecnologia, como Altave, Ionic Health, Resix e Fotosensores.
Localizada a a 94 km de Florianópolis, a capital catarinense, Itajaí tem sua economia voltada para a atividade portuária e pesqueira.
Segundo o secretário de Tecnologia, Murilo Sodré de Souza, o município está em vias de desenvolver e fornecer fragatas para a Marinha do Brasil.
“São José dos Campos possui um cluster da indústria aeroespacial e várias empresas da cidade podem ser parceiros nesse projeto. Estamos também criando um Parque Tecnológico e queremos levar a experiência de São José para lá”, afirmou Souza.
“Fiquei encantado com tudo que vi. Muitas coisas nos inspiram a voltar para nossa cidade com boas ideias e bons exemplos”.
Além do secretário de Tecnologia, também fazem parte da comitiva de Itajaí, entre outros, os secretários de Desenvolvimento Econômico, Thiago Morastoni, e de Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Lamin, e o presidente da Câmara, Marcelo Werner.
O presidente do Ciesp, Rafael Cervone (ao centro). Foto: Divulgação/PqTec
Modelo para o Brasil
Recém-empossado como novo presidente do Ciesp, Rafael Cervone, também esteve nesta quarta-feira no Parque Tecnológico acompanhado por diretores da entidade e representantes do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e do Sesi (Serviço Social da Indústria).
Na avaliação do presidente do Ciesp, o ecossistema de inovação e tecnologia desenvolvido em São José dos Campos é exemplo “para o Brasil e também para o mundo”.
“É um ambiente extraordinário de inovação, modelo para o Brasil, América Latina e também para o mundo. Não deve nada para o que há de mais moderno no mundo. Isso permite uma melhoria muito significativa para a indústria 4.0 e para a sociedade”, afirmou.
Segundo Alexandra Gioso, diretora regional do Ciesp, foi importante ter mostrado o ecossistema de inovação de São José dos Campos à nova diretoria estadual da entidade. “Todos ficaram muito bem impressionados com a cidade e isso nos enche de orgulho”.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.