São José apresenta Projeto Observa para a Prefeitura de Salvador
Atualizado em 21/02/2022 - 13:35
Apresentação do Programa Observa para a Prefeitura de Salvador. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 21-02-2022
Apresentação desta segunda-feira (21) aconteceu na Visiona Tecnologia Espacial S.A, que fica no Parque Tecnológico - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Visitar São José dos Campos, conhecer o projeto Observa e levar na bagagem conhecimento técnico para melhorar a vida das pessoas na Bahia. Uma comitiva da Prefeitura de Salvador viajou 1.869 quilômetros para acompanhar de perto as soluções inovadoras desenvolvidas na cidade.

A Prefeitura de São José apresentou, na manhã desta segunda-feira (20), no Parque Tecnológico, os detalhes do projeto Observa, criado para fazer monitoramento com imagens de satélite de alta resolução para detectar alterações no território municipal.

São José é o primeiro município do país a utilizar, de forma inovadora, essa tecnologia para o controle ambiental.

O sistema começou a funcionar em julho de 2018, por meio de um contrato firmado com a Empresa Visiona Tecnologia Espacial S.A. O projeto utiliza atualmente a constelação da Airbus.

A visita da comitiva ao Parque Tecnológico continua nesta terça-feira (22), quando outros projetos serão apresentados.

“É importante essa troca de experiências com São José dos Campos, que é reconhecidamente uma cidade de destaque tecnológico no Brasil. Viemos para aprender com a experiência de vocês”, afirmou a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador, Mila Paes.

A visita também contou com a presença da representante da Nasa Space em Salvador, Alesssandra Hattori.

Projeto Observa

A plataforma disponibiliza um banco de dados de imagens de altíssima resolução espacial, coletadas por satélites de alta performance, com área mínima de detecção de 25 metros quadrados.

Por meio de modernos sistemas de geoprocessamento, são fornecidos relatórios periódicos sobre alertas e detecção de mudanças do município. Após análise da equipe técnica pelas equipes da Prefeitura, as alterações procedentes são objeto de ação fiscal e outras providências.

O projeto Observa também tem um componente educativo no sentido de levar orientações aos proprietários rurais sobre os critérios ambientais no uso e ocupação do solo, licenciamento e regularização de obras. Para tanto, a Prefeitura tem realizado um atendimento mais próximo deles.

Confira a galeria de fotos.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×