Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Com o objetivo de ampliar a conscientização dos munícipes sobre a ampla rede de proteção e acolhimento oferecida às pessoas em situação de rua, a Prefeitura de São José dos Campos reforçou as abordagens sociais e a campanha de sensibilização na região central e nos bairros.
O trabalho das equipes foi intensificado em locais como a praça Maurício Cury, no centro.
Nesta segunda-feira (21), as assistentes sociais e os educadores sociais da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão estiveram na praça, oferecendo abrigo às pessoas em situação de rua e distribuindo folders aos comerciantes e frequentadores do local.
No material, são detalhados o trabalho de rondas sociais e a infraestrutura humanizada para ajudar quem precisa de abrigo.
Durante a abordagem com os munícipes, as equipes explicaram que o acolhimento nos abrigos e unidades especializadas garante dignidade e um recomeço de vida.
A campanha é realizada em todas as regiões da cidade, sempre em locais com grande fluxo de pessoas e veículos, como praças, parques e feiras livres. A ação também conta com wind banners de conscientização.
"A Prefeitura está de parabéns pelo trabalho de conscientização e pelas abordagens sociais. A estrutura oferecida para quem precisa de ajuda é muito boa. Não precisa as pessoas ficarem dando esmolas", disse a aposentada Maria do Carmo de Rezende, que tem 62 anos e mora no Galo Branco, na região leste.
Wind banners garantem mais visibilidade à campanha de apoio social
Apoio
Os comerciantes do entorno da praça Maurício Cury também destacaram a importância das ações da Prefeitura em prol das pessoas em situação de rua.
"Aumentou muito o número de pessoas em situação de rua na praça. As equipes da Prefeitura estão sempre aqui fazendo seu trabalho, mas muitos não querem ir para os abrigos. Esperamos que consigam convencê-los para que possamos trabalhar com mais segurança", afirmou Célio da Silva, de 45 anos.
"É muito importante este trabalho da Prefeitura, tanto de abordagem quanto de conscientização. Esperamos que estas ações sejam ainda mais intensificadas para que os comerciantes e frequentadores da praça possam ter mais tranquilidade" disse Maria Fernanda Oliveira, de 37 anos.
Munícipes destacaram a iniciativa e elogiaram o trabalho das equipes
Trabalho intensificado
O serviço de abordagem social nas ruas tem sido intensificado em todas as regiões de São José.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, possui equipes multidisciplinares, ofertando para as pessoas em situação de rua os serviços especializados e a rede de proteção e assistência, como os abrigos e as unidades de acolhimento.
São dez equipes de abordagem social, que contam ainda com três veículos de apoio, atuando todos os dias da semana, inclusive nos sábados, domingos e feriados, 24 horas por dia. O trabalho é realizado em conjunto com a Guarda Civil Municipal e com a Policia Militar, por meio da Atividade Delegada.
Somente quem aceita é levado aos abrigos ou feito o recâmbio para sua cidade de origem.
A partir do serviço de abordagem social, são oferecidos às pessoas todos os serviços à disposição no município, como acolhimento em abrigos, encaminhamento para a Secretaria de Saúde e para comunidades terapêuticas e até mesmo recâmbio para suas cidades de origem, dentro de uma metodologia humanizada que prevê o acionamento de equipamentos de assistência social desses municípios antes do envio das pessoas.
A Prefeitura ampliou as equipes e o número de kombis
Respeito e dignidade
A cidade possui uma rede de abrigos estruturada que garante a proteção segmentada por grupos: masculino (Abrigo Viva), feminino, LGBTQIA+, família e AVD (Atividade da Vida Diária), este último para pessoas idosas e que possuem dificuldades de locomoção.
O Abrigo Vida possui canil e gatil para acomodar os pets das pessoas que são acolhidas no local.
Quando é identificada uma necessidade de um apoio na área de saúde, são acionados os demais equipamentos que compõem a rede de apoio no município.
São José possui ainda o serviço do CAPS AD (Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas), que oferece todo suporte para população em situação de rua com dependência. Também na Secretaria de Saúde há o SAMA (Serviço Ambulatorial Especializado no Tratamento da Dependência Química em Mulheres e Adolescentes).
Quem aceita ir para os abrigos tem acolhimento humanizado
Recomeço de vida
O acolhimento nos abrigos e unidades especializadas garante dignidade e um recomeço de vida.
São José tem muito a oferecer para a população em situação de rua, com diversos serviços, atendimento humanizado e equipes capacitadas.
Assim, a população é orientada a acionar a Prefeitura através do telefone 153 (Guarda Civil Municipal) para que estas pessoas possam ser encaminhadas para os equipamentos e serviços apropriados disponibilizados pela Prefeitura, evitando com isso o fortalecimento do vinculo dessas pessoas com a rua.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.