Sistemas de mobilidade inteligente são referências para Aracaju
18/02/2022 10:28
Visitas SeMob
Os integrantes da comitiva de Aracaju embarcaram no VLP e conheceram obras como a Linha Verde e a estação de embarque e desembarque de passageiros - Foto: PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Representantes da Prefeitura de Aracaju (SE) estiveram em São José dos Campos para conhecer projetos e soluções voltados à inovação e tecnologia implantados na cidade. A comitiva visitou a Secretaria de Mobilidade Urbana na tarde desta quinta-feira (17).

No período da manhã, o grupo participou do evento ‘Cidades Conectadas’, no Parque Tecnológico. 

São José será o primeiro município brasileiro a obter o selo de Cidade Inteligente, Sustentável e Resiliente, de acordo com as normas internacionais. A certificação está a cargo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) com base em três normas internacionais NBR ISO (International Organization for Standardization).

Apenas 79 cidades no mundo possuem essa certificação. O processo de validação pela ABNT deve ser concluído nos próximos 15 dias.

Referência

Os integrantes da comitiva, o superintendente de Transporte e Trânsito, Renato Telles, e os analistas Julio Menezes e Marcimilia Santana foram recebidos por técnicos da Secretaria de Mobilidade Urbana, que apresentaram o projeto de videomonitoramento viário desenvolvido no CSI (Centro de Segurança e Inteligência), o novo estacionamento rotativo, a frota 100% elétrica da Guarda Civil Municipal, o VLP (Veículo Leve sobre Pneus) e obras importantes como a Linha Verde.

O objetivo do grupo é levar ideias e projetos de São José para a capital de Sergipe, localizada a mais de 2.000 quilômetros.

“Conhecer as ações de mobilidade urbana implementadas e pensadas para a cidade contribui para o projeto que está sendo executado em Aracaju, o Centro de Controle Operacional”, disse Telles.

“É satisfatório ver São José dos Campos avançando nos projetos de transporte em massa, a exemplo do Veículo Leve sobre Pneus, sob a ótica da sustentabilidade, e o Centro de Segurança Integrada, dentre outras ações. A visita, com certeza, foi valiosa”, completou.

Um dos projetos de Aracaju prevê a implantação de um sistema de monitoramento eletrônico com 192 câmeras.

VLP

Durante a visita, a comitiva conheceu 'in loco' as obras da Linha Verde, além da estação de carregamento dos VLPs e as obras das estações de embarque e desembarque, no Vale do Sol, na região sul.

O grupo também embarcou em uma viagem de VLP.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×