Consultoras da Urban95 visitam equipamentos públicos
Atualizado em 16/02/2022 - 18:10
Visita das equipes de São Paulo da iniciativa Urban95 para conhecer equipamentos públicos de São José. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 16-02-2022
Representantes do Cecip, instituição parceira da iniciativa Urban95, e da Prefeitura durante visita ao Cras Jardim Mariana - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

São José dos Campos recebeu nesta quarta-feira (16) a visita de duas representantes do Cecip (Centro de Criação de Imagem Popular), instituição parceira da iniciativa Urban95, que vieram conferir in loco os equipamentos e espaços públicos da cidade oferecidos para a primeira infância.

No ano passado, a Prefeitura firmou parceria internacional com a Fundação Bernard van Leer, da Holanda, e a cidade passou a integrar a iniciativa Urban95, que tem como objetivo criar espaços e implementar programas e serviços com foco na primeira infância.

A cidade entrou para um seleto rol de 24 municípios brasileiros escolhidos para participar do programa, assumindo o compromisso de oferecer um bom começo de vida para as crianças. Por isso, desde maio do ano passado técnicos da Urban95 e do Cecip apoiam a cidade em diversos eixos que dizem respeito à primeira infância.

“Viemos ver presencialmente e dar nossa contribuição na melhoria dos espaços pensando no público da primeira infância, como gestantes, puérperas, famílias e crianças de 0 a 6 anos”, disse a psicóloga Monica Vidiz, consultora em serviços para a primeira infância.

“Em cada cidade que a gente visita, nós procuramos entender as suas características, onde ela precisa investir mais, onde a primeira infância pode saltar", afirmou a arquiteta Marieta Colucci, consultora em urbanismo.

"Aqui em São José, por exemplo, o destaque é para serviços, por isso estamos visitando as unidades do Cras (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e o Centro da Juventude, entre outros equipamentos, para ver como eles atendem a primeira infância. Não só as crianças, como também os cuidadores”, completou.

Durante a visita, que foi acompanhada pelas equipes das Secretarias de Apoio Social ao Cidadão e de Esporte e Qualidade de Vida, as técnicas verificaram os acessos e as edificações, se há rampa para subir com carrinho de bebê e local para amamentar e se a mãe tem conforto para estar com o bebê, além do acesso por transporte público, por exemplo.

Consultoras também visitaram Poliesportivo Campo dos Alemães

Aprovação

O primeiro local visitado nesta quarta foi o Centro da Juventude, na região sul, que foi bastante elogiado pelas consultoras.

“Este equipamento é muito bom, atende a todas as idades. Quando chegamos, havia um grupo de mães com bebês. Então, se percebe que ele é utilizado pela população, mesmo sem atividade direcionada. Dá pra ver as crianças brincando”, disse Marieta.

Além do Centro da Juventude, elas visitaram as dependências do Poliesportivo Campo dos Alemães, da Casa dos Bebês, do Cras Mariana, do Cras Alto da Ponte e do Centro Comunitário do Alto da Ponte.

Parceria

Após a visita, as consultoras farão um diagnóstico e recomendações com melhorias que podem ser executadas. Segundo elas, a Urban95 está junto com a cidade no desafio de implementar as melhorias, de acordo com o que for prioritário para o município.

A Urban95 é uma iniciativa global presente em oito países, como Holanda, Israel e Índia, e que busca incluir a perspectiva de bebês, crianças e cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços oferecidos nas cidades.

A iniciativa convida gestores públicos, arquitetos e urbanistas a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm, altura média de uma criança de 3 anos.

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×