Composteiras do Paço processam mais de 1,5 tonelada de resíduos
Atualizado em 04/02/2022 - 10:09
Abertura das Composteiras no Paço Municipal
O composto é rico em nutrientes para o solo e as plantas - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Ribeiro
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Vegetação de capina e roçada, sobras de comida, cascas de frutas e legumes, borra de café e chá. Tudo isso foi transformado pela Prefeitura de São José dos Campos em um composto rico em nutrientes para o solo e as plantas.

Durante 7 meses, as equipes do Departamento de Gestão Ambiental da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade destinaram pouco mais de 1,5 tonelada de resíduos orgânicos compostáveis coletados no Paço Municipal. Nesta quinta-feira, dia 3, foi realizada a abertura das composteiras, que ficam instaladas ao lado do Centro de Convivência.


Composto orgânico | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Um dos objetivos é a contínua educação ambiental, trazendo uma cultura de sustentabilidade. Diferente do pensamento comum, resíduos orgânicos, desde que corretamente segregados, podem ser reciclados através da compostagem.

Ainda, a ação busca demonstrar que cada local de trabalho pode contribuir com o bem-estar ambiental. Evitando o envio desse material ao aterro, a atitude dos servidores e demais profissionais devolveu à natureza um adubo orgânico de alta qualidade, que pode ser utilizado, por exemplo, na manutenção do paisagismo.


Caixa de abelha sem ferrão | Foto: PMSJC

No mesmo dia, o espaço das composteiras do Paço recebeu uma colônia de abelhas nativas sem ferrão. A medida visa destacar a importância do inseto no processo de polinização, vital para a preservação das florestas.

Por serem sem ferrão, a ação busca desconstruir a ideia do risco que esses insetos proporcionariam. As abelhas da espécie jataí são dóceis e oferecem risco zero para as pessoas.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×