Educação para o trânsito beneficia 266 mil pessoas em 2022
30/12/2022 08:21
Ação Educativa FUNDHAS
Todos juntos por um trânsito mais seguro: conscientização dos mais jovens que se tornaram agentes mirins - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Beatriz Rosa
Secretaria de Mobilidade Urbana

Formar cidadãos mais conscientes e que saibam respeitar a divisão do espaço público é um trabalho permanente do setor de educação para o trânsito da Prefeitura de São José dos Campos.

A realização de blitze e operações destinadas a pedestres, ciclistas e motoristas fazem parte do pacote das quase 500 ações realizadas em 2022. 

O alcance das ações de educação para o trânsito envolvendo crianças e adolescentes cresceu 130% em comparação com o ano anterior, saltando de 52.129 para 120.024 pessoas atingidas.

Os trabalhos educativos incluem desde operações nas portas das escolas até palestras e atividades recreativas com crianças e jovens.

Mais segurança

Entre os destaques de 2022 está a parceria com a Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza).

Com foco na promoção da segurança no trânsito, cerca de 3.000 estudantes de dez unidades da Fundhas participaram de diversas ações educativas com a equipe do EducaMob.

As ações envolveram crianças e jovens de 7 a 14 anos. Ao todo foram realizados 20 encontros.

Escolas

Os alunos da rede municipal de ensino também foram envolvidos em ações educativas durante o mês nacional do trânsito, em maio.

As ações beneficiaram cerca de 39 mil estudantes. 

Party

O trabalho de prevenção também envolve os mais jovens por meio do Party – Prevenção de Trauma Relacionado ao Álcool na Juventude.

O tema prevenção de traumas e das consequências do uso do álcool abusivo combinados à direção foi abordado com cerca de 500 jovens.

Balanço

Com o tema Juntos Salvamos Vidas, foram realizadas 494 ações educativas na cidade por meio de blitzes, palestras em escolas e empresas, abordagens em bares e shoppings, operações com pedestres, motociclistas e motoristas nas principais vias da cidade, além de atividades com estudantes de diversas faixas etárias.

Ao todo, as atividades envolveram mais de 266 mil pessoas.

Motociclistas

Em função do aumento da frota de motocicletas no Brasil e, consequentemente, do número de vítimas fatais envolvendo esse modal, foram realizadas ao longo de 2022 ações em parceria com a CCR Rio/SP com orientações práticas sobre os cuidados no trânsito, visando evitar que acidentes aconteçam, preservando a saúde e principalmente a vida.

São José tem uma frota de cerca de 70 mil motos.

Operação pedestre

Os trabalhos educativos incluíram ainda 158 ações da operação pedestre envolvendo cerca de 100 mil pessoas, além de 67 operações destinadas aos ciclistas com cerca de 12 mil pessoas envolvidas.

Também foram realizadas 24 blitze com cerca de 35 mil motoristas impactados.

O trabalho do EducaMob envolve ainda a realização de palestras e abordagens educativas para os funcionários de empresas, com temas relacionados à prevenção de acidentes viários.

Todas as ações garantem a São José dos Campos a certificação como Município Laço Amarelo desde 2021, a qual prevê a realização de ações educativas todos os meses

Redução de mortes

São José também é pioneira no programa Educa, que envolve mais de 6.000 alunos, do 1º ao 9º ano, em ações educativas sobre o trânsito.

Na cidade, o movimento internacional de conscientização para redução de mortes no trânsito Maio Amarelo é diário e se concentra em fazer da consciência, do cuidado e do respeito no trânsito uma cultura, estimulando que cada cidadão adote posturas que valorizem a vida no trânsito.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×