Museu do Folclore fecha 2022 com novas conquistas e serviços
29/12/2022 16:26
RESTAURO MF - UNIGEL
Gestora do Museu do Folclore, Maria Siqueira mostra acervo de fotos da biblioteca ao representante da empresa Unigel - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Em 2022, ano em que completou 25 anos de criação, o Museu do Folclore de São José dos Campos comemorou novas conquistas, ampliou os serviços oferecidos ao público e se tornou ainda mais inclusivo. Melhorias que foram implantadas ao longo do ano e que contribuíram diretamente com os programas e projetos já desenvolvidos.

Uma das primeiras ações do ano objetivou melhorar a acessibilidade na área expositiva para pessoas com deficiência auditiva e visual. Hoje, todas as salas da exposição têm seus conteúdos exibidos por meio de vídeos, produzidos com áudio descrição, Libras (Língua Brasileira de Sinais) e legendas.

O projeto foi viabilizado com recursos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Proac (Programa de Ação Cultural), que também possibilitaram a modernização da biblioteca do museu, Maria Amália Corrêa Giffonni, que passou a contar com mobiliários e equipamentos novos.

Ampliação do horário

No mesmo sentido de atender cada vez melhor o público visitante, o museu ampliou o seu horário de funcionamento aos finais de semana, passando a ficar aberto de terça a domingo, das 9h às 17h (anteriormente era a partir das 14h). Com a medida, o museu ganhou mais 40 horas mensais para receber visitantes na área expositiva.

Os demais espaços, como a Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni e a brinquedoteca, permanecem com o mesmo horário de atendimento e uso, de segunda a sexta, das 9h às 17h, mas têm dinamizado suas atividades e acervos.

Relacionamento

O museu também passou a fazer parte do Sisem (Sistema Estadual de Museus), ligado à Secretaria de Cultura de São Paulo, que reúne os principais museus do Estado. Com isso, ele aumenta o seu relacionamento com outras instituições e pode participar de publicações, cursos, palestras, oficinas, campanhas e muitas outras ações promovidas pelo órgão.

Relacionamento que também motivou sua participação na Flim, Festa Literomusical de São José dos Campos, realizada anualmente pela AFAC (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), organização responsável pela gestão do Parque Vicentina Aranha, localizado na Vila Adyana.

Restauro

Para fechar o ano de bons resultados, o museu divulgou, nesta semana, que obteve 100% dos recursos necessários – quase R$ 200 mil – para a elaboração do projeto de restauro do seu prédio principal e anexos.

Valor captado por meio do Pronac (Programa Nacional de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet) junto às empresas Latécoère do Brasil, Concessionária Tamoios e Unigel.

História e Gestão

O Museu do Folclore é um dos primeiros e mais antigos projetos da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (criada em 1985), tendo sido idealizado em 1986 pela extinta Comissão Municipal de Folclore.

Em 1997, o museu foi consolidado e inaugurado como espaço expositivo no Parque da Cidade, onde está até hoje.

O museu é gerido pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1988. Com sede em São José dos Campos, o CECP mantém, atualmente, termo de colaboração com a Fundação Cultural.

 

Museu do Folclore de São José dos Campos

Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

(12) 3924-7318 e (12) 3924-7354

www.museudofolclore.org


MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

×