Apoio social melhora qualidade de vida de quem mais precisa
Atualizado em 26/12/2022 - 11:29
Coletiva Aplicativo de Central de libras. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 02-12-2022
Uma das conquistas foi a implantação da Central de Libras, tornando efetivo o acesso de surdos e deficientes auditivos aos serviços públicos municipais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

O apoio social em São José dos Campos em 2022 contribuiu para melhoria da qualidade de vida das pessoas que mais precisam. O trabalho das equipes da Prefeitura garantiu inclusão, respeito e autoestima, ajudando os munícipes a escrever novas histórias e trajetórias.

Uma das principais conquistas foi a Central de Libras, que integra o Plano de Gestão 2021-2024. Com tecnologia, a Prefeitura inovou e tornou efetivo, a surdos e deficientes auditivos, o acesso aos serviços públicos municipais.

O novo serviço funciona de forma ininterrupta, por meio de uma plataforma na internet, que será acessada por um servidor municipal, a partir de um acesso por QR Code (tipo de código de barras) ou login, disponível nos principais locais de atendimento ao público da Prefeitura.

A partir deste acesso, um intérprete da Central de Libras passará a intermediar, em Libras (Língua Brasileira de Sinais), a conversa entre o servidor e o surdo ou deficiente auditivo que estiver sendo atendido.


Rondas sociais garantiram dignidade e mudança de vida | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Abordagens

As equipes de rondas sociais foram ampliadas, e foram implantados três novos abrigos para pessoas em situação de rua, criando 180 novas vagas.

Foi intensificada, ainda, a Abordagem Especializada de Crianças e Adolescentes em Situação de Rua, que em 2022 tirou 167 crianças e adolescentes do trabalho infantil. Eles voltaram a estudar ou foram encaminhados para a Fundhas e programas de trabalho protegido, como o Jovem Aprendiz.

O fortalecimento das rondas sociais e do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) também integra o Plano de Gestão 2021-2024.

Em complemento a este trabalho, um termo de parceria entre Prefeitura, Ciee e uma empresa de São José, intermediado pelo Ministério Público do Trabalho, garantiu a inserção segura no mercado de trabalho para 30 jovens em situação de vulnerabilidade social do programa Jovem Aprendiz. Eles foram contratados por dois anos, com carteira de trabalho e todos os direitos trabalhistas.


Cartões alimentação beneficiaram 4.691 famílias | Foto: Adenir Britto/PMSJC

Alimentação

A Prefeitura distribuiu cartões alimentação para 4.691 famílias em situação de vulnerabilidade social, cada uma recebendo créditos de R$ 360 para compras em supermercados, açougues e mercadinhos.

Também foi ampliada a busca ativa para inserção e atualização do CadÚnico (Cadastro Único) para recebimento de benefícios sociais.


Casas do Idoso teve volta de bailes e criação de saraus | Foto: Cláudio Vieira/PMSJC

Conquistas

• Retomada dos bailes noturnos e implantação dos saraus aos sábados nas Casas do Idoso Centro, Sul, Leste e Norte

• Implantação do programa Prospera Família, beneficiando 720 famílias

• Retomada do programa Apadrinhamento Afetivo

• Cursos em parceria com Sebrae, Sesi e outras entidades

• Novas sedes do Conselho Tutelar Sul e Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) da região sul

• Reforma do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Centro


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×