Conselho da Pessoa Idosa dá posse aos novos integrantes
20/12/2022 15:19
Evento de Posse do Conselho do Idoso
Os conselheiros terão mandato até 2024 com o objetivo de ampliar a defesa dos direitos dos idosos - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Com o objetivo de ampliar as ações em defesa dos idosos, a Prefeitura de São José dos Campos deu posse nesta terça-feira (20) aos novos membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

São 14 titulares e 14 suplentes, representantes da Prefeitura e de entidades da sociedade. O mandato é para o triênio 2022-2024.

O conselho é um espaço de participação democrática que realiza diversas ações, como o acompanhamento, avalição e a fiscalização das políticas destinadas às pessoas idosas, por meio de articulação e diálogo com as demais instâncias de controle social e os gestores da administração pública direta e indireta.

Direitos

Conselheiros que tomaram posse destacaram a importância do colegiado, principalmente na defesa dos direitos das pessoas idosas. "Participo desde 2010 e estou muito feliz e motivada para este novo mandato", disse Maria Sirlei de Oliveira, representante da Associação de Aposentados e Pensionistas.

"O conselho é muito importante, já que as pessoas idosas precisam cada vez mais de atenção e saúde", afirmou a servidora municipal Maria de Fátima Arice Nagata. "A união de forças nos permitirá garantir cuidado integral às pessoas idosas."

EnvelheSer

Ao longo de todo o ano, a Prefeitura realiza ações e eventos de valorização dos idosos. Em outubro, foi lançada a campanha EnvelheSer: em cada Olhar, uma História. Valorize e Respeite.

Estão sendo promovidas rodas de conversa, palestras e distribuição de folders e cartilhas à população. O objetivo é conscientizar os munícipes de todas as idades de que existem várias formas de envelhecimento e todas devem ser valorizadas e respeitadas.