Alunos se preparam para espetáculo com ensaio aberto
Atualizado em 16/12/2022 - 10:56
Ensaio Aberto- "A Jornada - Espetáculo de Arte e Educação Integral”. Foto: Claudio Vieira/PMSJC 15-12-2022
Cerca de 400 alunos de 13 escolas municipais de Ensino Fundamental Integral participam do espetáculo; resultado das oficinas neste ano em parceria entre Secretaria de Educação e Fundação Cultural - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Cerca de 400 estudantes da rede de ensino municipal de São José dos Campos se preparam para o evento “A Jornada – Espetáculo de Arte e Educação Integral”, que será apresentado nesta sexta-feira (16), às 19h30, no Teatrão, para professores e equipes das escolas, familiares e amigos, com entrada gratuita.

O espetáculo é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação e Cidadania e a Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que possibilitou durante este ano oficinas culturais nas áreas de música, teatro, dança, circo e artes visuais para cerca de 6 mil alunos nas 50 Escolas Municipais de Ensino Fundamental Integral. Confira a galeria de fotos.

+Arte e Educação

A arte já toma conta dos espaços do Teatrão, na Vila Industrial, com o ensaio aberto realizado na tarde desta quinta-feira (15), envolvendo toda equipe técnica da Fundação Cultural, professores e alunos em uma atmosfera de festa e alegria.  

As 13 Emefi’s envolvidas no espetáculo levaram cerca de 500 estudantes para acompanhar de perto o ensaio e prestigiar os colegas artistas. 

Entre as escolas, uma turma da Emefi Profª Lúcia Pereira Rodrigues está animada e ansiosa pela apresentação. “Primeira vez que venho aqui no Teatrão, estou achando tudo muito legal”, disse Cassiano Xavier Oliveira, 9 anos, 3º ano.

“É muito bom poder vir aqui primeiro e ver tudo antes. Acho que amanhã vai ser legal e bonito”, comentou Manuela dos Santos, 7 anos, 2º ano. 

Segundo Lívia Dias Fidelis, 12 anos, do 6º ano, e Luiza Amaral Barbosa, 13 anos, do 7º ano, da Emefi Profª Mercedes Carnevalli Klein compartilhavam a mesma sensação no camarim, antes de ir pro palco: “mix de ansiedade e felicidade”. 

“No começo do ano a gente estava começando com tudo e agora vamos apresentar. Sempre gostei de música e arte”, conta Luisa.

“Nós vamos cantar e interagir com o público, amanhã será um espetáculo e tanto”, destacou Lívia. 

Para a professora Juliana Oliveira do projeto Canto Coral, “as expectativas são grandes, pois as crianças desejavam esse espetáculo com outras manifestações artísticas”.

“Esse ano trilhamos um longo caminho, fizemos um percurso muito bonito no Canto Coral junto com todos os outros”, frisou. 

Gelle Charles, 11 anos, do 5º ano da Emefi Profª Maria Aparecida Ronconi será uma das artistas a pisar nos palcos e resumiu a experiência: “as crianças estão muito felizes, estou animada por poder participar”. 

'A Jornada'

Toda essa vivência artística, praticada ao longo de 2022, resultou no grande espetáculo: O espetáculo, cheio de cor e diversão com a mistura de várias linguagens artísticas, conta a história de um extraterrestre evoluído que veio ao planeta Terra conhecer os mistérios de seus habitantes. Para sua surpresa, encontra seres humanos inteligentes, criativos e alegres. Essa experiência positiva segue com ele de volta ao seu planeta de origem.

A parceria entre a Secretaria de Educação e a Fundação Cultural  beneficia tanto os 6 mil alunos inscritos nas novas atividades da Educação Integral quanto os 120 artistas contratados como orientadores, ampliando e difundindo a arte por meio da Educação e fazendo jus ao título conquistado pelo município de Capital Cultural do Estado.

Serviço: “A Jornada - Espetáculo de Arte e Educação Integral”
Data: 16 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Ginásio Poliesportivo Ney Rodrigues (Teatrão), Rua Ricardo Edwards, 95, Vila Industrial 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×