Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
A atmosfera de festa tomou conta do Cefe (Centro de Formação do Educador) durante a semana com a realização do Empreende ‘Startups Educacionais’ 2022, que registrou participação expressiva de mais de 6 mil alunos representando as 50 Emefi’s e 112 escolas da Educação Infantil da rede direta e parceira.
Na manhã desta sexta-feira (9), os projetos apresentados foram premiados em três categorias (Produto, Serviço e Tecnologia), concurso de Infográficos, premiação dos professores que se destacaram em sequências didáticas e entrega de certificados, medalhas e prêmios especiais.
Cerca de 300 pessoas participaram do evento, que teve presença de gestores das escolas, equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania e convidados.
O Empreende 2022 superou as expectativas e comprovou que a rede de ensino municipal proporciona experiências transformadoras, com criatividade e inovação na busca de soluções para os desafios atuais, com contribuição individual e coletiva e o desenvolvimento de habilidades e competências do século XXI que formam cidadãos.
Confira o álbum completo de fotos aqui.
“Empreende da empatia"
A Educação Empreendedora é um marco importante na rede de ensino municipal, com destaques: desde os sonhos das crianças do Pré que são vivenciados na Pedagogia Empreendedora dos Sonhos, até as atividades do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos - JEPP nos anos iniciais, em parceria com o Sebrae, e as ideias inovadoras que viraram serviço ou produtos para ajudar a sociedade e foram apresentadas pelos estudantes dos 9º anos.
Durante todo o ano letivo e, de forma especial, durante os dias de evento, as crianças e os alunos da rede de ensino municipal foram os grandes protagonistas de ideias inovadoras para compartilhar e realizar sonhos, ajudar a resolver problemas e transformar a sociedade. Ouvimos a equipe do Cedemp (Centro de Educação Empreendedora) sobre a experiência desta edição do Empreende. Confira!
“O Empreende foi um momento de celebração e alegria. Ver nossos pequenos concretizando seus sonhos é algo inestimável.Gratidão às crianças,aos professores e equipe gestora que tornaram esse momento possível”, afirma Poliana Ferracioli, da Pedagogia Empreendedora dos Sonhos.
“O Empreende é um espaço que valoriza o aprendizado e protagonismo dos estudantes, ao dar voz a esses meninos e meninas que compartilharam com alegria experiências empreendedoras vividas no decorrer do projeto JEPP”, destaca Renata Primeiro.
"Foi uma celebração da aprendizagem dos alunos. Ver a alegria deles em expor um projeto que eles mesmos criaram, sentiram as dificuldades, mas também conquistas é muito bonito. Esse é o Empreende da Empatia, ver como eles conseguiram pensar nas outras pessoas, com olhar de sustentabilidade e afeto para as necessidades”, conta Josiane Sabóia.
Emoção e prêmios
O coral da EMEI Marilda Aparecida Montemor acolheu os presentes dando início às premiações, que mantiveram o clima de festa até o final, com show e premiação dos alunos responsáveis pelo HIT do Empreende.
PRÊMIO “JOVEM EMPREENDEDOR - CATEGORIA PRODUTOS”
Caricão - EMEFI Profº Moacyr Benedicto Souza
Os alunos desenvolveram um túnel, na casinha de cachorro, que acolhe e faz massagens no cão, com cerdas de borracha, para relaxar e acalmar o pet na ausência dos donos.
"Felicidade demais, tudo que fizemos durante todo o ano valeu muito a pena. Estava muito emocionada, até tremendo, ficamos todos felizes", frisou Larissa Flausino, do 9º ano.
PRÊMIO “JOVEM EMPREENDEDOR - CATEGORIA SERVIÇOS”
Naturê - EMEFI Profª Leonor Nunes Galvão
Foi criado um serviço para fornecer marmitas lúdicas e kits de refeições e lanches adaptados para crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e paladar seletivo, tornando o momento das refeições mais leve e divertido.
"Felicidade e gratidão por tudo ter dado certo após um longo processo. Tudo deu certo no final e isso é incrível", disse Luiza Pereira, do 9º ano.
PRÊMIO “JOVEM EMPREENDEDOR - CATEGORIA TECNOLOGIA”
Viver de Gaia - EMEFI Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto
Os estudantes da zona norte desenvolveram um aplicativo que conecta produtores orgânicos e clientes interessados nos produtos naturais. Com um clique, os clientes podem 'fazer a feira' online e receber em casa produtos orgânicos com qualidade e agilidade.
"Emoção imensa, tudo começou com uma ideia de trabalho escolar e agora ganhamos com o projeto. Desenvolver tudo foi trabalhoso, mas valeu a pena com todos unidos pra fazer acontecer", afirmou Bruno Henrique, do 9º ano.
"Estávamos muito confiantes, ter ganhado foi muito importante, é um incentivo gigantesco para todos. Queremos dar continuidade e ver o 'Viver de Gaia' acontecendo", destacou Ana Clara Turci, 9º ano.
PRÊMIO SURPRESA: "IMPACTO SOCIAL"
EMEFI Profª Maria Antonieta Ferreira Payar com o "Pinheirinho's Food", aplicativo de venda e entrega de comida para moradores do bairro Pinheirinho dos Palmares, conectando o público com o comércio do bairro, favorecendo a economia local.
"Primeiro fiquei sem reação, não esperávamos por isso. Mas foi emocionante, valeu todo esforço. Acho que conseguimos essa categoria porque nosso foco maior foi ajudar a comunidade", frisou Isaque Gabriel Mariano, do 9º ano.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
Prefeitura SJC
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.