Dezembro Vermelho: Conexão Juventude terá testes de HIV/Aids
08/12/2022 14:16
Dezembro Vermelho de prevenção ao IST e AIDS
Evento no Parque da Cidade realizou 122 testes rápidos de HIV/Sífilis no último sábado - Foto: Adenir Britto/PMSJC

Celso Gomes
Secretaria de Saúde

Neste domingo (11), a Campanha do Dezembro Vermelho de prevenção e conscientização dos riscos das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) estará presente no Conexão Juventude, das 14h às 19h, no Centro da Juventude, com testes rápidos de HIV e sífilis, distribuição de preservativos masculinos e femininos e orientação sobre as doenças e infecções sexualmente transmissíveis.

Os testes são rápidos, gratuitos e sigilosos e são recomendados sempre que houver exposição a uma situação de risco, que pode ser uma relação sexual desprotegida, o rompimento do preservativo durante o ato sexual, o compartilhamento de seringas e agulhas, a utilização de objetos perfurocortantes com presença de sangue ou fluidos de outra pessoa, além dos casos de violência sexual.

Durante o momento de orientações são destacados a PEP (profilaxia pós-exposição) e a PrEP (profilaxia pré-exposição), indicada para indivíduos que se encontrem em situação de maior risco de contrair o HIV. A PrEP possui eficácia superior a 95% se for devidamente utilizada. A proposta é poder atender cada vez mais pessoas que se enquadre neste perfil: práticas sexuais desprotegidas, casais sorodiscordantes (onde um é soropositivo e o outro soronegativo) entre outros.

“Nosso maior objetivo é conscientizar a população sobre os riscos dessas doenças e informar sobre as formas de apoio e tratamento, pois verificamos o perfil das pessoas que adquirem ISTs e a incidência no público mais jovem é uma crescente, talvez pela falsa sensação de segurança de não ter vivenciado a explosão de diagnósticos de HIV do passado”, explica o infectologista Joper Fonseca Junior, responsável pelo Programa IST/Aids da Vigilância Epidemiológica.

Balanço

No último sábado (3), em evento no Pavilhão Gaivotas do Parque da Cidade, foram realizados 122 testes de HIV e Sífilis, sem nenhum registro de casos positivos. Ao longo da semana a campanha Fique Sabendo percorreu 6 abrigos municipais e realizou 103 testes e detectou 2 casos positivos para HIV e 11 casos positivos para sífilis. Todas as pessoas foram acolhidas e já tem consultas agendadas no CRMI (Centro de Referências de Moléstias Infecciosas).


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde

×