Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania
A tecnologia é uma das principais ferramentas na rede de ensino municipal e tem sido ampliada desde 2021, por meio do programa educação 5.0.
Entre os mais de 100 projetos apresentados no Empreende Startups Educacionais 2022, 14 são da categoria Tecnologia, com criação de aplicativos e serviços para melhorar a saúde e o bem-estar do consumidor. A Plei (Plataforma de Educação Integral) também marca presença no evento, promovendo conhecimentos gerais por meio de dinâmicas entre alunos e uso da ferramenta.
O Empreende segue até a próxima sexta-feira (9) com exposição de projetos e trabalhos da Educação Empreendedora desenvolvidos ao longo deste ano nas escolas infantis e do Ensino Fundamental da rede municipal, com a participação de mais de seis mil alunos, e premiação.
Esportes, saúde e qualidade de vida
Conheça três projetos de estudantes do Ensino Fundamental que criaram aplicativos para facilitar a rotina das pessoas em prol de mais qualidade de vida.
Um grupo da Emefi Profª Rosa Tomita, que fica no Jardim São José 2, apresenta a API (Assistente Pulseira Inovadora), produto desenvolvido para encurtar as filas de espera nos postos de saúde por meio de formulário e triagem digital.
“A API foi pensada para agilizar os processos de busca de atendimento médico. A pessoa que precisar do atendimento irá preencher o login com seus dados pessoais para esperar pela triagem, sendo notificada pela pulseira na hora de atendimento”, conta a aluna Rebeca Rodrigues
“O aplicativo foi pensado para atender os setores público e privado. Com o principal objetivo de poder salvar vidas, ganhando tempo e eficiência”, destaca Ana Eliza de Sousa Macedo.
Na região norte, os estudantes da Emefi Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto, de Santana, elaboraram uma forma de valorizar a economia regional e levar alimentos orgânicos e fresquinhos para a casa do cliente, com o "Viver de Gaia".
“Nosso aplicativo possibilita a venda de produtos orgânicos de produtores locais do Vale do Paraíba. A ideia é fazer a intermediação do produtor e do consumidor. A tecnologia permite que o cliente escolha o produtor e os alimentos, que chegam frescos em sua residência”, explica Ana Clara Turci.
Jovens que gostam de praticar esportes poderão unir aptidões e momentos de saúde e lazer em um clique. Essa é a proposta do “Recriare” da Emefi Profª Mercedes Carnevalli Klein, do Jardim Satélite.
“O aplicativo é voltado ao público adolescente, de 12 a 17 anos. Nele você pode marcar encontros com outros adolescentes para praticar esportes, de acordo com seus interesses e em locais próximos”, conta Ana Beatriz Marini.
“Tem sido uma experiência muito legal participar do Empreende porque somos incentivados a empreender, o que pode nos ajudar mais pra frente. Vale muito a pena participar daqui com os amigos”, destacou Beatriz Sayuri Kawakami.
Vem pro Empreende!
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.